Vale do Sol: HBVS segue obras
Com a chegada da pandemia do Covid-19, desde março deste ano, o Hospital Vale do Sol realizou várias obras internas de reforma e revitalização de salas e quartos, visando adequações à vigilância sanitária e para atendimento ao Covid-19.
Com o recebimento de importantes doações e recursos Covid-19, foram reformadas 17 salas, entre as quais: um quarto de isolamento com banheiro, TV e ar condicionado, um quarto para o médico, um banheiro novo masculino na Ala Azul, uma sala para instalação do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), uma sala para Rouparia e depósito de materiais, um depósito de material de limpeza (DML), e 11 quartos de observação, privativos, semi-privativos e cuidados intermediários, consistindo na troca de azulejos e do piso por porcelanato, instalação de luminárias, substituição de torneiras, pias, rede elétrica, campainhas, luminárias e pintura de paredes, portas e janelas.
Um destes, é um novo quarto, destinado a dois leitos que serão retirados de duas enfermarias, para desafogar e dar mais espaço, visando a instalação de poltronas para melhor acomodação de acompanhantes dos internados.
Na sequência, já foram iniciadas as obras maiores, prevendo área para Raio X, ecografia, vestiários masculinos e femininos, sala de guarda temporária de cadáveres (morgue), abrigo de resíduos, área de desembarque das ambulâncias, e revitalização da recepção do hospital, totalizando 198 m² de área construída e em construção.
Segundo o diretor Marco Aurélio Machado, o Hospital Vale do Sol figura entre os mais modernos e bem equipados dos situados nos municípios menores. Estamos empenhados em qualificar cada vez mais a área hospitalar, sendo que 98% da área do 2º andar está totalmente revitalizada, melhorando significativamente a ambiência. As reformas causam transtornos para todos, com barulho e sujeira, mas são necessárias.
O HBVS obteve a aprovação dos projetos arquitetônicos, visando a instalação de vestiários masculino e feminino, áreas para o Raio X e Ultrasson, construção de área de Resíduos e Morgue (necrotério), e revitalização da recepção. Posteriormente vamos reestruturar a entrada de emergência com duas salas, nova fachada com cobertura para ambulâncias, reestruturação da recepção e da área administrativa, visando melhorar o fluxo do atendimento em todos os setores. Essas obras são prioritárias nesse momento de pandemia, sendo que na sequência prosseguiremos com as obras da ala de Internação de Longa Permanência, enfatiza Machado.
HBVS é referência para cuidados prolongados
Foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 26 de outubro, o contrato entre o Estado do Rio Grande do Sul e Hospital Vale do Sol, que referencia os leitos da instituição para internação de cuidados prolongados, destinados à Central de Regulação do Estado, com vigência de três meses, em caráter experimental, podendo ser prorrogado.
A referência havia sido solicitada pela administração do Hospital, em 1º de abril, sendo contemplado pelo Ministério da Saúde, pela Portaria nº 2.012 de 7 de agosto de 2020, que referenciou apenas 25 hospitais no Estado do Rio Grande do Sul. São internações em período após a pandemia de Covid-19 para pacientes de todo o Estado, que necessitam tratamento de longa permanência de até 90 dias. A partir dessa data, o Hospital Vale do Sol não pode mais realizar internações de pacientes com Covid-19, que serão transferidos para as casa de saúde de Candelária e Rio Pardo.