Comitê Estratégico no combate contra Covid-19 em Sinimbu avalia situação do Município
Na manhã desta segunda-feira (14), reuniram-se os membros do Comitê Estratégico de Combate a Disseminação da Covid-19 em Sinimbu. O objetivo foi avaliar a atual situação do Município, tendo em vista que Sinimbu ainda está em Bandeira Laranja devido a regra excepcional do Governo do Estado. Porém, diante do considerável aumento no número de casos no último mês, os integrantes do comitê sugerem a intensificação da conscientização da população para que o município possa continuar na regra 0-0.
Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, no inicio de novembro Sinimbu contava com 19 casos confirmados, sendo que hoje o município já soma 36 casos de Covid-19 sendo que destes, 34 estão curados e dois estão com o vírus ativo. Durante a reunião do comitê, Sinara destacou que o município irá intensificar a conscientização da população e que cada um precisa fazer a sua parte.
A enfermeira responsável pela epidemiologia em Sinimbu, Kellen Nunes, detalhou que a comunidade deve continuar seguindo os protocolos, de acordo com a classificação da bandeira. “Esses protocolos podem ser acessados. Semanalmente podem ocorrer alterações, por isso indicamos a consulta diretamente no site, onde as informações estão disponíveis de acordo com a Bandeira e o setor”, detalha Kellen.
Outra questão citada na reunião foi disponibilização de um número de telefone para denúncias de aglomerações junto a Brigada Militar. As denuncias podem ser feitas no telefone 150, disponibilizado pelo Governo do Estado. Da mesma forma, a população de Sinimbu também pode entrar em contato direto com a Brigada Militar do Município pelo telefone e WhatsApp.
A prefeita Sandra Backes reiterou que, através de decisão conjunta com os demais prefeitos da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – o objetivo é intensificar a conscientização para que a população respeite o distanciamento social, utilize máscara e evite aglomerações. “Não queremos fechar o comércio, pois sabemos dos impactos que isso traz para a nossa economia. Mas para isso, precisamos da ajuda de todos nesse momento em que a pandemia está no pico aqui em nossa região”, finaliza Sandra.
Vale lembrar que a região do Vale do Rio Pardo encontra-se em Bandeira Vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Estado. A adoção da Bandeira de nível inferior em Sinimbu acontece devido a regra excepcional prevista no Decreto Estadual 55.322, artigo 21, parágrafo 5º, que trata dos municípios que não registraram hospitalizações e nem de óbitos por Covid-19 nos quatorze dias anteriores a classificação das bandeiras.