Museu Colonial Henrique Engelmann Sobrinho reabre as portas em Alto Sinimbu
A partir de agora Sinimbu conta com mais um espaço destinado ao resgate cultural dos antepassados e imigrantes que colonizaram a região. Em uma cerimônia restrita a convidados e imprensa, foi reinaugurado nesta segunda-feira (21), o Museu Colonial Henrique Engelmann Sobrinho, localizado em Alto Sinimbu, junto ao Haas Recanto de Lazer – Pousada e Camping (antiga Pousada Engelmann).
A reinauguração aconteceu com a presença de Emídio Engelmann, proprietário do local, e Canísio Haas, administrador da Pousada e Camping. A Secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Werner Panke, também esteve presente, bem como representantes da imprensa regional.
Durante a reabertura do Museu, Mariane desejou sucesso ao empreendimento e disse que espera que a pandemia termine em breve, para que tanto o Museu como a Pousada e o Camping possam retomar as atividades de forma mais intensa, atraindo cada vez mais turistas e até mesmo os moradores de Sinimbu para o local. Emídio destacou a sua alegria em reabrir as portas do Museu e frisou que o objetivo do local é realizar visitas guiadas, agendadas com grupos de no máximo 10 pessoas, sendo que isso deve ocorrer apenas quando a pandemia acabar ou quando a situação estiver mais controlada. Durante a visitação, haverá a explanação sobre os itens que integram o Museu e a história da imigração em Sinimbu, trazendo conhecimento e informação para quem visitar o local.
Para saber mais detalhes ou agendar uma visita ao Museu, basta entrar em contato com Emídio pelo telefone 99945 4326. Para ter acesso ao Haas Recanto de Lazer, basta entrar em contato pelo telefone 99731 3184 e falar com os proprietários.
Sobre o Museu
O prédio onde funciona o Museu Colonial é construído em estilo enxaimel e foi restaurado em 1997. No período de 1998 a 2011, o local recebeu mais de 9,5 mil visitantes. O acervo exposto é formado por itens usados pela família Engelmann em seu antigo hotel e casa de veraneio e também por itens cedidos mediante contrato, através do qual os doadores podem reaver os materiais no momento que desejarem.
Ao entrar no Museu, o visitante se depara com as reportagens e informações sobre o local. Em seguida estão expostos itens que contam a história do Hotel e Veraneio Engelmann e também armas e lanças dos grupos de lanceiros e atiradores. Na sequência, os espaços retratam os cômodos de uma casa, com itens históricos que variam desde um fogão industrial considerado raríssimo, até utensílios agrícolas e itens como tamancos de madeira, brinquedos antigos e um berço de madeira.