Prefeita participa de debate com Famurs e Governo do RS
A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Governo do Estado promoveram na tarde desta quinta-feira (4) mais dois Diálogos Virtuais. As reuniões com os prefeitos gaúchos têm o objetivo de dialogar com os municípios sobre as principais dúvidas nas áreas de saúde e educação. O evento faz parte da segunda edição do Encontro RS Cidades. Na edição desta quinta-feira (4), participaram os gestores das associações regionais, incluindo a entidade do Vale do Rio Pardo. A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, integrou o evento.
O diálogo foi realizado com os secretários de Saúde, Arita Bergamann; de Educação, Faisal Karan; e de Apoio e Articulação aos Municípios, Agostinho Meirelles, e contou com a mediação do vice-presidente da Famurs, Carlos Alberto Fink (Lico). Também participaram representantes do Ministério Público (MP/RS).
Transporte escolar
Uma das pautas que mais preocupa os gestores é cumprir a cota de até 50% de passageiros no transporte escolar, além da contratação de monitores. De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, uma reunião nesta sexta-feira (5) com os Comitês Operacionais de Emergência em Saúde – COE Escola amplia a normativa sobre o transporte de alunos.
Obrigatoriedade do retorno
Sobre a obrigatoriedade do retorno das aulas presenciais, o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, explicou que foi uma demanda recebida do Sindicato das Escolas Particulares. A pauta está sendo analisada pelo governo. No entanto, o Estado entende que o retorno das atividades presenciais agora é fundamental.
Vacinação
Conforme a secretária Arita Bergamann, o Estado está elaborando um estudo para ver a possibilidade de antecipar a vacina para os profissionais da área da educação (professores e servidores). Contudo, sem perspectivas de vacina para antecipar a área da educação, Arita informou que, no momento, o objetivo é imunizar 80% dos trabalhadores de saúde e iniciar a vacinação dos idosos acima de 85 anos, que são o maior número de paciente internados por causa da Covid-19.
A respeito da área da saúde, Arita também solicitou que os hospitais alimentem diariamente o sistema sobre a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI.
Protocolos para educação
Segundo a secretária de Saúde, Arita, a SES em conjunto com a Seduc e Comitê de Dados irão montar uma proposta técnica, na próxima semana, para viabilizar mais segurança aos alunos e professores no retorno das aulas presenciais.