1ª Semana da Saúde Mental de Sinimbu foi um sucesso

O município de Sinimbu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, promoveu entre 25 e 29 de janeiro a 1ª Semana da Saúde Mental. A Semana, assim como todo mês de janeiro, foi marcada pela campanha Janeiro Branco que tem como objetivo incentivar a reflexão da população perante a saúde mental, formas de cuidado, prevenção e promoção.

Crédito: Aline Haag

O início da pandemia e o consequentemente isolamento social resultaram no cancelamento de muitas atividades grupais e a redução de atendimentos psicológicos nos serviços de saúde da esfera pública. No entanto, com o passar dos meses, em reflexo a essa medida protetiva e necessária para a contenção do novo coronavírus, houve um notável crescimento de demanda de saúde voltadas a sintomas ansiedade e depressão, por exemplo. Assim, pensando em evidenciar as discussões e a importância da Saúde Mental, em concomitância à campanha nacional em alusão a temática, foi pensada uma programação adaptada, respeitando as medidas de distanciamento, com números de inscrições limitadas, uso de máscaras e álcool gel.

Durante a Semana da Saúde Mental, o público inscrito participou de oficinas e rodas oferecidas, conforme divulgação prévia. As atividades foram oferecidas pela Secretaria da Saúde e Bem Estar Social, ministradas pelas psicólogas da unidade de saúde Fabiane Azambuja, Elise Sehn, Angélica Wilke, estagiária de psicologia Stefanni Vargas, enfermeira Regina Jaeger e nutricionista Daniela Kronbauer.

Crédito: Aline Haag

Dentre as ações realizadas, aconteceram rodas de conversas sobre “Saúde Mental” e “Janeiro Branco: Do que estamos falando?”; edição especial do Cinema com Pipoca, com exibição do filme Soul; oficina de Lian Gong; oficina de Artes; oficina Alimentação e Saúde Mental e oficina de Meditação. As atividades ocorreram na praça central, na Câmara de Vereadores e no pátio coberto da Escola Nossa Senhora da Glória. “A agradecemos a Câmara de Vereadores e a Escola Nossa Senhora da Glória pela cedência do espaço e também a presença de todos que participaram das atividades”, finaliza a equipe organizadora.

Crédito: Aline Haag