Postos de Saúde e Hospital Beneficente Sinimbu se adaptam ao aumento de casos de Covid-19

Sinimbu vive o pior momento da pandemia Covid-19 desde seu início. O número de novos casos disparou na última semana, aumentando muito a demanda de atendimentos nos serviços de saúde, tanto nos Postos de Saúde, quanto no Hospital Beneficente Sinimbu. Frente a esta situação, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou seu atendimento para acolher a população sinimbuense de forma mais segura e efetiva.

Crédito: Ass. Com.

POSTOS DE SAÚDE

O fluxo de atendimento no Posto de Saúde Central foi modificado, sendo que foram separadas salas de espera e consultórios somente para os sintomáticos respiratórios e/ou casos positivos de Covid. A equipe também foi dividida para evitar a contaminação cruzada, buscando ter todos os cuidados para atender as pessoas de forma mais segura.

Conforme a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, a pasta solicitou reforço médico para o atendimento da demanda de casos suspeitos e confirmados de coronavírus, para agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera, evitando a permanência dos pacientes dentro do serviço e evitando aglomerações. “Além disso, segue a vacinação dos grupos prioritários, agora para os idosos com mais de 80 anos. A Vacinação contra a Covid está sendo feita na área externa no Posto de Saúde Central, para evitar a exposição dos idosos, sendo possível a vacinação no modo drive trhu, que acontece quando os idosos recebem a dose dentro de seus veículos. A equipe também está se deslocando para busca ativa nas localidades do interior, para a vacinação dos idosos impossibilitados de sair de casa”, detalha Sinara.

A Farmácia Municipal também está empenhada para que não falte medicações, principalmente as mais usadas no tratamento precoce ao Covid. A secretária de Saúde destaca que foi efetuada a compra de mais medicamentos e de testes Swab para realização dos exames PCR. “Da mesma forma, contamos com o apoio da Brigada Militar que está nas ruas auxiliando na fiscalização das pessoas em isolamento. Caso alguém que está em isolamento for flagrado nas ruas ou em estabelecimentos comerciais, a BM tomará as devidas providencias” completa Sinara.

HOSPITAL SINIMBU

Diante da pandemia de Covid-19, o Hospital Beneficente Sinimbu está adotando todas as orientações da Vigilância Sanitária emitidas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, bem como seguindo os protocolos que estão sendo revistos e reorganizados, sempre que novas medidas forem emitidas pelos órgãos de saúde, tanto Municipal, como Estadual e Federal. Diante do avanço dos quadros de pacientes positivados após testes laboratoriais, a Instituição de Saúde, reorganizou os protocolos internos, para atender a população e evitar aglomeração e infecção dos pacientes que procuram a Unidade de Saúde.

Conforme a direção da casa de saúde, entre as medidas adotadas estão a triagem prévia, para encaminhar para os espaços distintos (casos positivos não ficam aguardando consultas junto aos não positivados). Ao ingressar na Instituição, é realizada também uma amannese (entrevista) sobre possíveis sintomas, para proceder aos encaminhamentos. Em caso de consulta clínica, solicita-se que o paciente ingresse na Instituição somente quando for chamado para atendimento, solicitando-se que permaneça em seu veículo ou então aguarde na sala de espera específica, sem acompanhantes (evitando um número de pessoas excessivo).

Além disso, foram separadas a Ala Covid X Ala Atendimento Clínico, tanto para consultas ou mesmo para exames de imagem. A Ala Covid Internação foi ampliada e isolada por meio de restrição de acesso aos ambientes com pacientes positivados internados. 10 novos leitos foram criados na Ala Covid, sendo que o Hospital tem capacidade para ampliar mais cinco leitos, caso seja necessário.

Outra medida adotada pelo Hospital Beneficente Sinimbu diz respeito aos pacientes internados na Ala Covid. Os mesmos não estão autorizados a ter acompanhantes ou visitas durante a internação. Para os pacientes internados na Ala Clínica, está autorizado um acompanhante por paciente, que pode ser substituído uma vez ao dia, evitando assim a circulação de pessoas dentro da instituição. As visitas aos pacientes internados, bem como aos internos da ILPI – Instituição de Longa Permanência – Lar Sinimbu, continuam suspensas.

A equipe de profissionais de saúde – Enfermagem e Médicos – foi reorganizada para que não haja circulação entre os espaços da Ala Covid e Ala de Internações Clínicas. “Também priorizamos a realização de exames de imagem – RX, para os pacientes que ingressam em nossa instituição com resultados positivos, para iniciar os tratamentos e encaminhamentos que se julgarem necessários, segundo a orientação médica. Pedimos a colaboração da população com relação a todas as orientações e medidas adotadas”, destaca a direção do Hospital. “É importante destacar ainda que a população evite os deslocamentos desnecessários somente para tirar dúvidas de possíveis sintomas, pois o momento é de apreensão e pânico. Isto já colabora para que todos queiram procurar auxílio médico. O Hospital Beneficente Sinimbu se coloca à disposição para sanar eventuais dúvidas, recorrendo ao atendimento vias digitais, quando poderemos informar como está o fluxo na procura por atendimento, evitando que um grande número de pessoas se acumule em determinados horários do dia, principalmente para consultas médicas”, finaliza a entidade.