MOSQUITO DA DENGUE ESTÁ EM SINIMBU
O mosquito Aedes Aegypti já foi protagonista por muitos anos de algumas das principais doenças que assolam a população. Dengue, Zika e Chikungunya são as principais doenças transmitidas por esse mosquito e é capaz de trazer grandes prejuízos para quem é picado por ele.
Na região, Santa Cruz do Sul conta com o maior número de casos de dengue, ultrapassando 5 mil pessoas. Por isso, Sinimbu é considerando de alto risco para a doença.
Nesta semana também foram encontrados focos do mosquito da Dengue na região central do Município, o que acende um alerta a toda a população para que não deixem água parada em nenhum recipiente para não prolifera o foco do mosquito e aumentar o numero de casos da doença em Sinimbu.
No ano de 2021, Sinimbu registrou 16 casos suspeitos e quatro confirmados da doença.
Dengue
A Dengue é uma doença capaz de provocar febre alta, dor no corpo e nas articulações e dor atrás dos olhos. A doença na sua forma mais grave é capaz de provocar hemorragia e levar as pessoas a morte.
É sempre importante ficar atento aos sintomas, pois qualquer mudança como vômito, desmaio ou dor na região abdominal pode representar uma piora e é necessário que as pessoas se dirijam até uma unidade de saúde a qualquer um desses sinais.
Zika
A Zika possui sintomas diferentes da Dengue. A doença é provocada pelo vírus da Zika e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os contaminados apresentam febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular.
Prevenção – Dengue, Chikungunya e Zika
- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
- Não jogue lixo em terrenos baldios
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência
- Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti