Sinimbu receberá mais 70 doses pediátricas
A Secretaria da Saúde (SES) distribuirá aos municípios gaúchos, na segunda-feira, 189.960 vacinas contra a Covid-19 dos imunizantes Pfizer e CoronaVac destinadas ao público infantil. Já na terça-feira, 303.250 vacinas AstraZeneca para dose de reforço da população com 18 anos ou mais. As vacinas do público infantil poderão todas ser utilizadas para primeira dose (D1). Para Sinimbu, a previsão é de 70 doses da Pfizer. Essa decisão foi tomada durante reunião da SES com representação dos municípios, por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), nesta sexta-feira.
Todos os municípios receberão doses da Pfizer pediátrica, que podem ser administradas em crianças de 5 a 11 anos e imunodeprimidas. As vacinas da CoronaVac, que podem ser aplicadas em crianças de 6 a 11 anos sem doença imunosupressora, serão distribuídas de forma a equalizar os estoques dos 497 municípios gaúchos, de forma que todos terão recebido, no mínimo, 75% do quantitativo suficiente para toda a faixa etária. Já as doses para reforço da AstraZeneca serão distribuídas conforme demanda de cada município, levando em consideração a data de validade em 31 de março.
O Rio Grande do Sul ainda recebeu 323.500 doses de vacinas da fabricante Janssen. Elas ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para distribuição posterior.
A secretária adjunta, Ana Costa, enfatizou a importância dos municípios registrarem todas as doses aplicadas da vacina, para que os dados apresentados no painel do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI) e o levantamento próprio da SES mostrem dados fidedignos do andamento da campanha de vacinação. “Os dados que vemos registrados hoje não representam o belíssimo trabalho realizado pelos municípios, que estão se esforçando para vacinar o máximo possível de crianças”, destacou Ana Costa.