Sandra e comitiva de prefeitos defendem demanda da Saúde com ministro Onyx
A prefeita Sandra Backes e outros quatro prefeitos de municípios da região estiveram representando a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo e Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo em uma audiência com o ministro Onyx Lorenzoni na tarde desta terça-feira, em Brasília. Juntamente com o diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi, foi encaminhado o pedido para ampliar o teto de recursos para atendimentos na área da oncologia na casa de saúde de Santa Cruz do Sul.
Uma resolução do Estado aprovou, em janeiro de 2022, a solicitação de recurso financeiro federal para custeio de procedimentos radioterápicos no valor de R$ 300 mil por mês, o que poderia avançar em até 30% os atendimentos.
“O Hospital Ana Nery é referência em oncologia na nossa região, atendendo hoje pacientes inclusive de outras localidades sem contrapartida financeira, por isso levamos ao conhecimento do ministro Onyx da importância dessa ampliação” – prefeito de Encruzilhada do Sul e presidente da Amvarp, Benito Paschoal
Conforme a prefeita de Sinimbu, que articulou a reunião, o ministro está disponível para reforçar a demanda da região junto ao Ministério da Saúde.
Além dos prefeitos Benito Paschoal e Sandra Backes, ainda participaram Gilson Becker (Vera Cruz), Mano Paganotto (Pantano Grande), Jocemar Barbon (Boqueirão do Leão), o diretor jurídico do Cisvale Diogo Durigon, secretários municipais Eleno Ogliari e Gilnei Zanuz e vereador José Lussani.