Sinimbu sedia nesse sábado a Feira do Futuro
A Casa 21, um espaço de futuro, inovação e tendências, lança este ano, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, o Projeto: Sinimbu no Futuro – Futuro na Escola, seguindo as premissas de Alfabetização para o Futuro da UNESCO, comunidade da qual Jaqueline Weigel, futurista da Casa 21 faz parte. Alfabetizar para o futuro significa inserir o futuro na pauta do presente, ativar a imaginação e a construção de futuros colaborativos. E a Escola é um dos espaços adequados para estimular os estudantes a pensarem sobre essa conjuntura.
Com o apoio do líder de Futures Literacy da UNESCO, Riel Miler, o projeto atingiu quatro escolas do município – EMEFs Nossa Senhora da Glória, Carlos Boettcher Filho, Guararapes e Nossa Senhora de Fátima Fátima –, e aproximadamente 70 alunos, além de professores que se engajaram nas atividades, voluntariamente. Os laboratórios de futuro foram realizados de agosto a novembro, com os temas: mundo verde, sustentabilidade, visões de futuro e imaginação pessoal da vida daqui a 20 anos.
Em cada local, problemas regionais foram discutidos com os alunos e soluções criativas surgiram por todos os lados. Agora, neste sábado, dia 17 de dezembro, as turmas estarão na Praça de Sinimbu, apresentando suas ideias e o resultado do trabalho.
Um dos aspectos observados é que o projeto traz perspectivas maiores para a realidade de locais de difícil acesso. Além da alfabetização tradicional, é preciso complementar os assuntos para que os alunos sejam amplamente preparados para o mundo do Século 21, e para que a escola recupere seu papel relevante perante a sociedade.
Os alunos criaram o projeto LIXO NO LIXO, que foi muito além dos muros das escolas. Os 70 embaixadores do futuro, alunos do projeto, criaram formas educativas, híbridas, físicas e online, de educar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, da separação, da coleta e do encaminhamento correto de resíduos. Fica o convite à comunidade sinimbuense e visitantes a prestigiarem os trabalhos dos estudantes, neste sábado, das 14h às 16 h, na Praça Monumento ao Imigrante. Traga sua cadeira, chimarrão e venha participar desse movimento em favor de um futuro mais defensível. Em caso de chuva o evento ocorrerá no ginásio da escola Municipal Nossa Senhora da Glória.