Produtores não precisarão pagar parcela do Troca-Troca safra 2022/2023 que vence em abril
O Governo do Estado confirmou a anistia do pagamento das sementes de milho do programa Troca-Troca de Sementes – Safra 2022/2023. Em outras palavras, todos os produtores rurais que adquiriram sementes de milho através do Troca-Troca e que teriam a parcela complementar das sementes vencendo em 30 de abril, não precisarão pagar esta parcela.
Conforme o secretário de Agricultura de Sinimbu, Félix Weis, o desconto de 100% foi concedido pelo Governo do Estado a todos os agricultores que aderiram ao programa. A decisão leva em consideração a estiagem que atingiu o Estado e que fez com que a maioria dos municípios gaúchos decretasse Situação de Emergência.
Vale lembrar que a anistia das sementes de milho não envolve a devolução de valores pagos para as Sementes Transgênicas, nem envolve o perdão de dívidas de safras anteriores. “Os produtores que tiverem dúvidas poderão receber mais informações junto a Secretaria de Agricultura. Sabemos que a decisão do Estado, em não cobrar os valores das sementes da safra 2022/2023, era aguardada por todos e que a mesma fará diferença na economia das propriedades rurais, tendo em vista as dificuldades enfrentadas com a produção por causa da seca”, finaliza Félix.