Professores orientadores das Cooperativas Escolares participam de formação pedagógica
Professores orientadores de 18 Cooperativas Escolares do Vale do Rio Pardo e de mais quatro cooperativas do município de Lucas do Rio Verde, de Mato Grosso, participaram de uma imersão pedagógica nos últimos dois dias, na Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul, organizado pela coordenação de Programas Sociais da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antônio da Rocha e Glaucia Cabral Moraes. A formação foi conduzida pela equipe da Greta Assessoria, Patrícia Brumm e Delci Bender, da Transformação Assessoria, Nêmora Backes e Laís Schulz, e assessor Wiliam Polkown.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Venâncio Aires, Vera Cruz, Herveiras, Vale Verde, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Sinimbu. De Sinimbu, participaram o professor orientador Daniel Meurer da Cooperativa Gotinha D´ Água, da EMEF Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno; a professora orientadora Franciele Henn da Cooperativa Brotando da Terra, da EMEF Guararapes de Linha Almeida; e a professora orientadora Mariane Werner Panke da Cooperativa GreenKops, da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops do centro de Sinimbu. Participaram também da formação, a vice-diretora da EMEF Guararapes Lilian Martin, a diretora da EEEM Frederico Kops Anelise Nonenmacher e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Fátima Wink Bohnen.
A formação pedagógica esteve fortemente focada na metodologia do Programa das Cooperativas Escolares, a Cooperlândia, mantido pela Fundação Sicredi. No primeiro dia, os participantes foram envolvidos em missões da fase um, nas quais cada um teve que contar com a sua experiência e prática, permeada de significativa reflexão coletiva, a partir dos sete princípios do cooperativismo, inspirados no Estatuto da Cooperativa de Consumo de Rochdale (1844) – associação voluntária e aberta, controle democrático dos membros, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, treinamento e informação, cooperação entre cooperativas e preocupação com a comunidade. Estes são considerados a sustentação de todo esse movimento e sistematização das cooperativas escolares. O Estatuto Social das cooperativas também foi abordado, por meio de uma trilha percorrida por todos os participantes, tendo que buscarem soluções para situações problemas apresentados.
Já no segundo dia, as missões estiveram pautadas na fase dois do jogo da Cooperlândia, e a palavra-chave da formação foi a criatividade. A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, firmado em 2015, conhecido com Agenda 2030, que inclui 17 objetivos para transformar o mundo, buscando a harmonização de três elementos: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente, todos foram levados a realizar uma missão fora da caixa: criação de um objeto de aprendizagem e sua validação. Já na parte da tarde, o assunto foi gestão financeira da cooperativa escolar que também foi explorada com simulações, gerando relatórios mensais e considerando os percentuais de cada fundo.
Está previsto para o mês de julho desse ano a continuidade da formação, na qual será abordada as fases três e quatro da metodologia da Cooperlândia. “É importante evidenciar que a formação oferecida aos participantes esteve muito bem alinhada aos propósitos da metodologia: execução de missões de maneira leve e agradável, porém com propósitos claros, voltados às competências como liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. Foi frisado bem de que os encontros entre associados e professor orientador façam sentido a todos os participantes e de que estes são os maiores protagonistas de todo o processo, que deve ser conduzido pelo professor orientador para garantir o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a partir de vivências cooperativas”, concluiu a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Fátima Bohnen.
Durante a formação, ainda esteve presente o presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo Heitor Petry. Ele evidenciou a sua alegria em oportunizar uma sólida formação de Educação Cooperativa aos professores das Escolas, que fazem adesão ao Programa das Cooperativas Escolares, e consequentemente, refletindo na formação dos estudantes associados.