DENGUE: SINIMBU REGISTRA ÓBITO

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, através do setor de Vigilância Epidemiológico, divulgou o Boletim Informativo da Dengue com os dados atualizados da doença. No total, são 19 casos confirmados, nove a mais do que na última divulgação em 25 de abril. Também foi confirmado o primeiro óbito pela doença em Sinimbu.

Entre as ações de conscientização no Município estão as palestras e atividades de orientação junto às escolas, que inclusive terão sequência na próxima semana. Também está confirmado a realização do mutirão para eliminar possíveis focos do mosquito na área urbana de Sinimbu. A atividade acontece no próximo dia 22 e a Secretaria pede a compreensão da comunidade para que recebam os agentes de saúde.

A Dengue é uma doença febril, cujo vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38°C); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

Normalmente, a primeira manifestação da doença é a febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Em casos de suspeitos, é necessário que o paciente consulte o médico para fazer os exames necessários, diagnóstico e tratamento oportuno.

Uma das recomendações da Secretaria de Saúde é para que a população use repelente para evitar a contaminação. Outra recomendação fundamental é evitar deixar água parada. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por isso é fundamental verificar potes, plantas, recipientes e todos os locais eu podem acumular água diariamente, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.