Secretaria de Educação promove 1ª Conferência Municipal de Cultura
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu promoveu a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de artistas plásticos, músicos, gestores municipais, entidades culturais, vereadores e demais autoridades.
Na ocasião foi debatido o Plano Municipal de Cultura, que irá organizar, planejar e desenvolver as diretrizes para o setor cultural do município. Dentro do Plano, que engloba todas os segmentos culturais, estão descritas as atividades existentes no município, e o que se pretende fazer a respeito de cada setor. Após realizado o debate e os devidos ajustes, o Plano Municipal de Cultura será levado a análise do Conselho Municipal de Política Cultural, para aprovação. “É um instrumento de vital importância no desenvolvimento das políticas públicas culturais, que estava faltando para implantação total do Sistema Municipal de Cultura. Estamos muito felizes com o que foi abordado e com a participação das entidades nas metas e ações propostas no Plano Municipal de Cultura”, destaca Rafael Schultz, Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.
Durante a Conferência ainda foi explanada e debatida a Lei Paulo Gustavo, onde o município cadastrou seu plano de ação e foi contemplado com o valor de R$ 108.917,44, que será destinado ao setor audiovisual (artigo 6º) e realização da Feira Cultural (artigo 8º). Será produzido um documentário sobre a origem dos povos que compõe a população do Município, cinema Itinerante, oficina de produção, edição e montagem de vídeos, além da Feira Cultural.
“É um marco para este setor, que ainda caminha a passos curtos aqui em Sinimbu. Fortalecer todos os setores culturais é algo que julgamos necessário, e Sinimbu tem uma belíssima história. Precisamos registrar, documentar e preservar para que não se perca, e esses recursos serão aplicados neste sentido”, comenta Lúcio Lopes, Diretor de Desporto, Cultura e Turismo de Sinimbu.