Sinimbu lança a programação da campanha Agosto Lilás
Iniciando o mês de agosto, o município de Sinimbu divulga a programação alusiva à campanha “Agosto Lilás”. Com o objetivo de orientar e prevenir a violência doméstica contra a mulher, a campanha é realizada pela Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal do Direito das Mulheres, Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde e Bem Estar Social e Cras – Centro de Referência em Assistência Social e conta com o apoio da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul.
Essas ações serão desenvolvidas no interior do município, visando o processo de conscientização, além de levar informações de como acessar a rede de serviços socioassistencial. O público alvo são estudantes dos anos finais do ensino fundamental, por entender que precisam ser conscientizados desde jovens para que esses desenvolvam a sensibilidade de ser cidadãos que irão agir com mais amorosidade e respeito no que tange as questões de gênero. Também irão ocorrer programações voltadas à comunidade em geral, para que homens e mulheres levem para suas casas as informações para romper com a violação de direitos das mulheres.
Como denunciar um caso de violência doméstica:
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. Os casos também podem ser denunciados para a Polícia pelo 190 ou ainda pelo Disque Direitos Humanos – o Disque 100.
Em Sinimbu, as denúncias também podem ser encaminhadas para órgãos específicos conforme descrito abaixo:
– Brigada Militar de Sinimbu: ligue (51) 3708 1121 ou (51) 98048 8141 (atendimento 24 horas);
– Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social: ligue (51) 3708 1232 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h);
– Centro de Referência em Assistência Social: ligue (51) 3708 1570 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h);
– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: ligue (51) 3708 1232 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h);
– Procuradoria da Mulher: ligue (51) 3708 1399 ou (51) 3708 1281; (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h).