SMECT promove Formação Pedagógica aos Profissionais da Educação Infantil

A última sexta-feira, dia 18 de agosto, foi dedicada a planejamento e estudos aos profissionais da EMEI Criança Feliz, e também direcionada aos temas contemporâneos transversais na Educação Infantil, um olhar à cultura afro-brasileira e indígena.

Na parte da manhã os profissionais da EMEI reuniram-se na Escola para planejar programações e rotinas internas, coordenado pela assessora pedagógica Fernanda Gobi e pela Diretora Elisângela Schoenherr.

À tarde, todo o quadro funcional da EMEI reuniu-se na Câmara de Vereadores para participarem da capacitação pedagógica, com a mestre e pesquisadora em Educação Alana Francio, de Veranópolis.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg acolheu a todos, a partir de quatro palavras: Acolher, Cuidar, Educar e Incluir, evidenciando o quanto cada uma dessas virtudes devem estar intensamente presentes na ação educativa diária.

Alana norteou a sua abordagem tendo a Escola de Educação Infantil como espaço de promoção de vivências e experiências, mediada de interação e brincadeiras intencionalizadas, pedagogicamente, uma vez que os processos de aprendizagens são racionais, sensoriais, práticos, emocionais e sociais.

Já no sábado, na parte da manhã, a Secretaria de Educação reuniu equipes diretivas, assessorias pedagógicas, professores, monitores e estagiários das EMEFs Nossa Senhora da Glória, Ipiranga, Carlos Boettcher Filho, Nossa Senhora de Fátima e Guararapes, as quais atendem crianças da etapa da pré-escola.

A formadora Alana conduziu a formação fazendo os participantes a refletirem sobre a importante etapa de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. Apresentou estratégias que tonificam esse processo enxergando a criança como um sujeito potente em seu próprio processo de aprendizagem, elucidando na prática, formas de o professor orientar todo esse movimento.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo enalteceu o momento formativo, “toda vez que nos reunimos para estudo e reflexões é um complemento a nossa atuação docente, afinal, somos os facilitadores da aprendizagem da criança e isso requer atualização, reflexão, muita ação e bastante planejamento”.