7º Encontro Presencial – Formação Alfabetiza Brasil
Ao contexto da conexão do voo doméstico e também retratando o Dia do Gaúcho, a direção da EMEF Carlos Boettcher Filho, diretor Elisandro Saldanha Jochims, vice-diretora e assessora pedagógica Susane Jaeger, a professora Alaiz Dittberner, juntamente com a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental acolheram a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, secretária Anita Ana Weigel Brandenburg, coordenadoras pedagógicas Fátima Wink Bohnen e Daiane Inês Rech, a formadora do encontro, professoras e assessorias pedagógicas da rede na sala de aula do 1º Ano, com a canção “Me dê um chimarrão de erva boa”, acompanhados pelo professor Rafael Schultz no violão, e a dança do pezinho, em que os estudantes convidaram os integrantes para a dança, momento de descontração entre os envolvidos.
A participação dos alunos do 1º ano continuou, durante o lanche literário a bordo, na contação da história “O Sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes, orientados pela professora Alaiz e com uso de recursos literários que incrementaram a narrativa.
A formação foi marcada pela partilha de atividades realizadas em sala de aula pela Professora Neldi Koehler Buboltz, da EMEF Ipiranga de Linha Cinco, bem como a apresentação de sequências didáticas criadas pelas professoras, a partir de histórias de Literatura Infantil, no intuito de subsidiar o planejamento docente com materiais que possam ser usados em sala de aula, assim como a disponibilização de jogos pedagógicos que permanecem presentes em todos os encontros do Alfabetiza Brasil.
Nesse contexto do voo e do Dia do Gaúcho que se aproxima, a formadora Daiane salientou a importância de recordar, todos os dias, a possibilidade de nos conectar com as histórias e as tradições que tornam cada cultura única, enquanto continuamos nossa busca por novas experiências e conexões no vasto horizonte da viagem. Mas muitas vezes, o clima não está propício para o voo. Sendo assim, enfrentar os movimentos bruscos e irregulares podem ser semelhantes às turbulências da sala de aula, que muitas vezes acontecem de forma inesperada e o professor precisa lembrar que a segurança de todos a bordo é fundamental, eis o tema do encontro, a Dislexia.
A coordenadora também lembrou daqueles que vivenciam a dislexia, na qual a jornada de aprendizado pode ser marcada por obstáculos que surgem como ondas de turbulência imprevisíveis. Assim como um avião balança e se move durante uma tempestade, pessoas com dislexia podem encontrar dificuldades em ler e entender palavras, mesmo em condições ideais de aprendizado.
Por fim, Daiane em suas exposições, comparou à docência ao piloto de aeronave, pois assim como os pilotos confiam em seu treinamento e tecnologia para navegar com segurança através das turbulências, aqueles com dislexia podem superar os desafios com o apoio adequado. Com estratégias de leitura adaptadas, apoio educacional e compreensão, é possível suavizar a experiência e alcançar um voo mais tranquilo em direção à alfabetização.
O 8º Encontro para professores de 1º Ano e assessoria pedagógica da rede municipal está previsto para 18 de outubro, na EMEF Nossa Senhora da Glória.