Cinco escolas participaram do encerramento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis

As EMEFs Glória, Fátima, Carlos Boettcher Filho, Guararapes e Padre José de Anchieta, da rede municipal de ensino de Sinimbu, juntamente com escolas dos municípios de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Herveiras e General Câmara fizeram-se presentes no encontro final do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, no último sábado pela manhã, junto à sede administrativa da Sicredi, em Santa Cruz do Sul. Uma jornada de Educação Financeira nas Escolas, desenvolvida pela Fundação Sicredi e, realizada na região, com o apoio da Sicredi Vale do Rio Pardo.

A intencionalidade pedagógica desse percurso anual, voltada para Professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visa compreender os princípios básicos da Educação Financeira para, por meio da metodologia ativa do Programa (Educação Integral, Equidade e Interdisciplinaridade) se desenvolva estratégias simples, inclusivas e transformadoras, que dialoguem com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e contribua para uma vida financeira sustentável dos estudantes e de toda a comunidade.

Esse momento de encerramento contou com uma exposição de trabalhos escolares, muito apreciado pelos participantes. “Muito bem planejado esse formato de socialização de projetos, sequências didáticas, ações, atividades, enfim, esse movimento motivado pelos professores das escolas inseridas na jornada. Sabe-se da exitosa missão do Professor e ter a quem mostrar um pouco do que foi o trabalho do ano é precioso, digno de muitos elogios e reconhecimento. Também um momento de se nutrir pedagogicamente, muitas criações e conexões estabelecidas durante essa manhã”, avalia a coordenadora local do Programa, Fátima Wink Bohnen.

Junto à exposição também aconteceram outros momentos, como a retomada da metodologia do Programa, através de um diálogo entre a mascote Sofia e Assessoria Pedagógica, lançamento do Concurso “Escolha o nome do mascote (parceiro da Sofia)” do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, degustação de drinks sem álcool, objeto de aprendizagem da Cooperativa Escolar, em processo de fundação, Gerando Esperança, da Escola  Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, de Santa Cruz do Sul, espaço instagramável para registro de fotos, palestra show com Cleusa Fagundes e entrega de kits de jogos às Escolas.

Presentes no evento, o Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, gerente da Sicredi Sinimbu, Erceu Bohrz, assessora de Programas Sociais Sicredi, Glaucia Cabral Moraes, assessoras pedagógicas Nêmora Backes e Laís Schulz, da Transformação Assessoria.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg acompanhou a programação de encerramento, juntamente com sua equipe da Secretaria, Ani Staub, Daiane Rech, Fátima Wink Bohnen e Rafael Schultz. Das Escolas, estiveram presentes: da EMEF Fátima, diretora Graciela Santarém, assessora pedagógica Isabel Borges e a professora Roberta Ferreira; da EMEF Glória, diretora Claisi Behling e vices Patricia Willms e Giovana Bloedorn, assessora pedagógica Rosália Henn, professoras Carine Heminng e Maria Henn; da EMEF Carlos Boettcher Filho, professoras Alaiz Dittberner, Simoni Trarbach, Traudili Rehbein e Lissandra Weimer; da EMEF Guararapes, Diretora Cláudia Bortoli, vice Lilian Martin e professora Lilian Carvalho; da EMEF Padre José de Anchieta, professora Vânia S. Meyer.