Uma Manhã de Recordações e Reflexões

Passaram-se 50 dias e 50 noites desde aquela terça-feira, conforme relatado por um vizinho da ponte pênsil próxima da antiga Olaria Claas. Foi naquela manhã ainda escura que tudo mudou. Se com a Covid-19 a ordem era ficar em casa, durante as enchentes, a orientação era sair de casa. Na pandemia, com milhares de vítimas, tivemos medo de morrer. Agora, com as catástrofes naturais, o medo é de continuar vivendo. Com a vacina, tudo voltou ao normal. Porém, com as sequelas das inundações e estiagens, tudo deverá ser diferente.

Nas próximas horas, chuvas preocupam a Serra Gaúcha, com riscos de deslizamentos e mortes em El Salvador e Guatemala, agravados pela negligência e falta de fiscalização das moradias dos menos favorecidos. No Pantanal e áreas do centro do país, incêndios são provocados pela falta de chuva, seca e imprudência dos gananciosos.

Ainda assim, há cenários harmônicos, como o lindo registro feito por Sara Waechter Conte, capturando um momento de atenção em frente a uma porteira, enquanto aguardava um agrado de seus tutores. A casa da aniversariante Prof. Renati Peiter Bentlin ainda conserva o requinte das flores e a simplicidade de um espaço acolhedor.

Um relógio da bisavó, que sobreviveu às enchentes de 1919 e 1941, desta vez foi atingido pela água. Agora, precisa dos cuidados de um especialista, funcionando apenas com um empurrão no pêndulo balançante que rege os ponteiros.

Falando em ⚽️, ontem o Galo levou 4 gols do Verdão em BH, e sob chuva, o Chapecoense recebeu a visita do Fantasma. Esse Operário do PR, que está no caminho do Tricolor na Copa do Brasil, venceu por 1×0 em SC.

Quem nasceu em 18 de junho? O químico francês Lavoisier, em 1743, famoso pela frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Também o saudoso Guilherme Dorfey (1921-1976) e o compositor Paul McCartney, que completa 82 anos. A cantora baiana Maria Bethânia celebra 78 anos.

Parabéns aos amigos João Agostinho Winck, Cristian Moraes e às amigas: a atual princesa do município, a acordeonista Jaqueline Vitória Fischer, Natália Weigel, Teresinha Weis, Ingrid Backes, Lourdes Schulz, Carine Vogt, Eliria Greiner, Eliana Schmidt, Helem Kopp, Sandra Boettcher e Géssica Thom.

Lamentamos as partidas, como a do escritor Saramago, que faleceu em 2010 aos 87 anos, e hoje da atriz Jacqueline Laurence, aos 92 anos. Haverá cerimônias de despedida no Cemitério Centro de Rio Pardinho para Olinda Jackisch, de 92 anos, em Vera Cruz para a viúva Tereza M. S. San Martin, de 94 anos, no Cemitério São João Batista para a viúva Deniza E. Back, de 64 anos, em Venâncio para Lea M. Merten, de 76 anos, e Ezolde Weizenmann, de 70 anos. Amigos também lamentam a morte do mecânico Diego G. de Azevedo, aos 21 anos.

Ontem, o amigo Ademar Hirsch postou no story uma imagem do centro de Sinimbu com a música do Barão Vermelho: “Pois o tempo não para…” Assistindo ao programa da RBS com imagens de neblina, desejo a todos um BOM DIA! 🌥️

Foto: Hardvig Meinhardt