“Entre Tradições e Catástrofes: Um Retrato Atual do Sul do Brasil”
Se em Corumbá, no MS, uma muralha de fogo e fumaça está atrapalhando o banho de São João, e se hoje é feriado em estados nordestinos, aqui não há festa. Damos graças pela chuva moderada, diferente de Mucum, onde, ontem à noite, ruas voltaram a ser inundadas e a Serra foi atingida por granizo.
E assim se registra mais um domingo no turismo da catástrofe, 55 dias após o ocorrido. Muitos questionamentos surgem, e a busca por uma solução para a Ponte Centenária continua. Ontem, o Ministro Paulo Pimenta, santamariense de 62 anos, técnico agrícola e jornalista, filho de um servidor do Daer e de uma professora, também casado com uma professora, visitou o local. Pimenta já foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual e federal, e sabe o impacto de uma ponte interrompida.
Quando algo é feito, não faltam padrinhos; mas quando algo fica inerte, procura-se culpados e responsáveis. Após a visita do governador e de deputados, ontem Heitor Shuch, 62 anos, que surgiu como liderança via Fetag, e a visita de um grupo de engenheiros, a população aguarda um plano de ação imediato a ser divulgado e executado. O vereador Joel Dirceu Fischer, líder do governo, fará um discurso amanhã na Câmara Legislativa para esclarecer o que está acontecendo com essa atração principal da cidade.
Outros domingos, visitantes tiravam fotos da beleza do rio após almoçar no Brasa Quente. Agora, são sete domingos registrando a tristeza da destruição. Até táxis de Linha João Alves estiveram circulando. Todos andam devagar: uns compenetrados, outros com certa indiferença, e alguns trazendo ajuda. Vi seis Kombis que imaginei estarem repletas de mantimentos.
E o 24 de junho? Nasceu São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, a 6 km de Jerusalém. Para comunicar o fato, acenderam uma fogueira para avisar a prima Maria. Outros tempos, mas hoje temos o celular que nos mantém informados, mesmo quando isolados.
E o Facebook nos lembra dos aniversariantes na aldeia? Traudi Redieske, 73 anos, e Messi, 37 anos, ambos trazendo alegria aos amigos. Temos também os 71 anos do Expresso Sinimbu, 81 anos de Lia Pranke, uma das pioneiras ao volante. Outros aniversariantes incluem Carlos Dopke, Elisa Molz, Bruno Tillwitz Hirsch, Lisi Fredrich, Rejane Behm, Adriana Padilha, Alete Swarowsky, Iria Eifert, o gremista Ricardo Mueller, o colorado Ismael Wegner, Ângela Jackisch e a professora Jaciara Wegner.
Cerimônias de despedidas? No Cemitério Municipal de SCS, Euclecio de Castro, 88 anos, e Rubi D Mohr, 92 anos. No Cemitério de Vera Cruz, o sepultamento de Lauro Knebel, 82 anos. Em Linha Sapé, Monte Alverne, o enterro da viúva Iria Becker, 79 anos.
E no mundo do futebol? Vitória do Periquito por 2×0 sobre o Xavante. Flamengo 1×0 Fluminense. Alemanha 1×1 Suíça. Hoje, a Seleção Brasileira joga às 21h30 contra a Costa Rica pela Copa América.
A chuva de ontem chegou de forma calma, reconquistando nossa confiança, ainda traumatizados pelas cheias do rio. Que a humildade de São João nos sirva de exemplo. Pessoas resilientes avaliam as situações de forma realista e se concentram no que podem mudar, aceitando melhor o que não podem.
Então, lá vamos nós, gaúchos, a pé, de bicicleta, moto, a cavalo, ônibus, caminhão ou carro com ar quente. A chegada do frio traz vantagens com a estabilidade do tempo, mas também desafios para os mais vulneráveis: a pobreza nos lares, os doentes, idosos e crianças, e aqueles que trabalham longe do conforto do ar condicionado quente.
Uma abençoada segunda-feira! UM BOM DIA!!!