Memórias, Reflexões e Atualidades de uma Quarta-feira Chuvosa

Todos os espaços de minha infância pareciam muito pequenos, mas eram imensamente grandes e suficientes quando dei meus primeiros passos. Essa descrição foi feita pelo Prof. Elenor ao comentar sobre sua cidade natal, Cruzeiro do Sul, na coluna da Gazeta de ontem.

Ontem, ao ver Estelo Geske e sua mãe limpando o prédio onde comecei minha trajetória escolar, no Grupo (hoje chamado Frederico Kops Sinimbu), lembrei da minha mãe me levando lá em 1965. Lembro da camiseta que usava, mas não da foto, tirada em frente ao prédio que hoje pertence ao dentista Paulo e Carine Wunsch.

A inspiração também veio do passeio de uma turma da Educação Infantil da EM Nossa Senhora da Glória, orientados pela Profa. Josi e o monitor Elvis, ontem à tarde nublada. Certamente, poucas imagens serão guardadas desse momento, mas eles caminham felizes e despreocupados.

Ontem, a agente de saúde Edir Gorck me apresentou a psicóloga Marina Chiemi Higa, uma pessoa muito simpática. Ela ouviu atentamente o relato sobre a enchente, percorreu as casas atingidas e sugeriu algumas ações para abrandar a ansiedade de reconstruir o espaço e a rotina, além de diminuir o impacto das informações alarmantes sobre eventos climáticos. Questionou também sobre a saúde corporal e mental, afetada pela situação, prevendo possíveis sintomas futuros, como a inquietude do sono, que já sentimos.

Na 20ª sessão da Câmara Legislativa, os vereadores manifestaram a necessidade de agilizar as obras para permitir o acesso das crianças à escola, com a presença de lideranças como Lilian Carvalho, do Prof. Ivo, e a ausência do representante do Pinhal, assessor Hermany, bem substituído pela Dra. Joana Marisa Kumm. O líder do governo anunciou as próximas obras, com informações e indicações dos mais ativos e organizados: Preuss, Ricardo, Kelly, Jair, Lilian, e a aprovação da denominação da rua no Sinimbu Baixo de Lauro Froemming, por iniciativa do suplente Lula e Wilson.

E o 26 de junho? Dia do Geógrafo – quanta necessidade desses pesquisadores para contribuir com a defesa dos eventos climáticos e a assimilação das mudanças no planeta, cada vez mais urbanizado e poluído.

Quem nasceu nessa data? O ilustre baiano Gilberto Gil, em 1942, filho de um médico e uma professora, domina idiomas como inglês, francês e espanhol, mas suas composições musicais o tornaram imortal, ocupando a cadeira 20 da ABL desde 2021.

Quem recebe os parabéns? Adriana Kuentzer Weiland, Ione Mueller, Roseli Haag, Rosvita Kaas, Jayne Heck, Rejane Muller, Livane Vieira, Keti Hansen, e os amigos Arno João Weigel, Leonel Weiss e Volnei Da Silva.

E de quem nos despedimos? Há 3 anos, do jurista e senador Bisol, aos 92 anos. E recentemente de Vera Lúcia Graf, aos 59 anos, em Arroio do Meio, e da dentista Priscila Portela Soares, de 30 anos, que trabalhava em uma clínica em Venâncio, falecida em um acidente na RSC 287, em frente ao restaurante Casa Cheia, numa colisão entre um Corolla e uma carreta.

No mundo do futebol: a Argentina venceu e está classificada, e o Canadá venceu o Peru. Hoje, às 20h, tem Avenida x Novo Hamburgo, Juventude x Flamengo, Atlético GO x Grêmio, e às 21h30min Inter x Galo.

Com esse amanhecer chuvoso e frio, segundo Vanderlei Reis, já temos 13 mm de chuva desde ontem à noite, mas às 8h o tempo muda e teremos mais um dia nublado. Esse sol anda tímido, mas partimos para essa quarta-feira. Como finalizava as crônicas, digo: Sim à Vida! Portanto: UM BOM DIA!

FOTO: Hardvig Meinhardt
FOTO: Hardvig Meinhardt