“Agosto: Entre Neblinas, Lembranças e Desafios” – Escrito por Hardvig Meinhardt
Hoje, temos uma lua levemente alaranjada, fruto da fumaça que vem do norte da Argentina, do Paraguai e do centro-norte do nosso país. Combinada com uma certa cerração, o cenário reflete o clima atual. A oficialização dos nomes para a disputa eleitoral trouxe números impressionantes: 422 mil candidatos às Câmaras Legislativas e mais de 15 mil para o executivo municipal. Entre eles, muitos candidatos laranjas e uma forte neblina nas propostas, criando um ambiente nebuloso para o eleitor. A campanha está nas ruas e nos stories, mas é provável que vejamos muitas desistências ao longo do caminho.
Ontem, na Ponte Centenária, uma draga foi utilizada para retirar os entulhos presos nos pilares, em uma corrida contra o tempo antes da chegada das chuvas, prevista para os próximos dias.
O SAMU teve um dia agitado, com várias saídas. Às 21h, a sirene tocou na descida da Av. Pedro Backes, alertando os plantonistas do HBS. Porém, tiveram que fazer a volta por Linha Inverno, o que acrescentou mais 20 minutos ao trajeto. São esses os transtornos que a população enfrenta.
A OASE realizou um evento que reuniu cerca de 300 participantes. O trânsito de ônibus e carros foi intenso, mas isso não impediu a caminhada da mãe de Leoni Margidt H. Brandt, que, apesar do cansaço, estava sempre alegre e revitalizada com mais uma participação em seu grupo.
As estradas enfrentam trânsito intenso, com pista reduzida, ondulações, poeira e barulho. Os caminhões do 7º BIB continuam circulando, prestando ajuda ativa nos desafios pós-catástrofe.
À noite, assisti a estudos bíblicos ao vivo, coordenados pelo Pastor Mauri Magedanz e a Pastora Angela, direto de São Leopoldo. Eles interpretaram palavras do Apóstolo Paulo e destacaram uma definição: não basta apenas não mentir, é preciso dizer a verdade e desconstruir as mentiras dominantes.
Hoje é o Dia do Filósofo, uma data para lembrar pensadores importantes como Paulo Freire, Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Márcia Tibério, esta última famosa pela frase: “Temos mais um consumismo: falar e compartilhar demais.” Ah, e o ator Tony Ramos é formado na “Ciência das Ciências”!
Na página 6 do jornal Tribuna de hoje, há um texto intitulado “Só você pode dar sentido à Vida”, escrito pelo professor de filosofia Clecio Branco, que inicia com uma pergunta instigante.
Hoje, 16 de agosto, também é o Dia de São Roque, mártir francês. Temos a Linha São Roque em Boqueirão e muitos batizados com esse nome. Lembro de colegas e conhecidos como Roque Becker, hoje em Sobral-CE, Roque Mueller, Professor Roque Aloisio Walter, Roque Eich, Roque Hammes, Jaime Roque Backes, vereador Roque Follmer, e aniversariantes como Roque Back, Roque Adriano Freitas e o saudoso Roque Wendland, que hoje faria 80 anos, mas partiu para a eternidade nas últimas semanas. Também lembro de Erica Claas (1950-2016).
Hoje, quem celebra aniversário é o maestro Arol Struecker, que completa 87 anos. Ontem, ele esteve em Porto Alegre no café do Person junto de seus filhos Claudio e Clóvis. Também trocam de idade hoje Ernani Edgar Kahmann, Solange Brandt, Camila Jaeger, a Psicóloga Marina Chiemi Higa, que atua em Sinimbu, Wiliam Júnior Wegner, Zenaide Sehn, Melita Ebeling e Elisabete Carvalho.
Esta tarde, haverá a exibição do filme InfiniMundo em Gramado, com gravações feitas na nossa região.
No mundo do futebol, o Flamengo venceu por 2×0, mas perdeu Gabigol e Pedro por lesões musculares. O Cruzeiro foi derrotado por 1×0 pelo Boca de Cavani.
Em relação às despedidas, no ano passado perdemos Ilga Struecker, aos 79 anos. Ontem à tarde, ocorreu o sepultamento de Irici Manz, de 76 anos, em Rio Pardinho. Hoje, ocorrem as cerimônias de despedida de Tecla Frantz, de 73 anos, em Venâncio, e da Vó Luli Kroth, de 90 anos, em Linha Santa Emília. Em Venâncio, repercute a morte em um acidente aéreo em Mato Grosso de Arni A. Spiering, de 70 anos, junto de seus dois netos, um funcionário e o piloto, após retornarem de uma pescaria.
Hoje, Millôr Fernandes, que nasceu há 101 anos em um 16 de agosto, nos deixou muitas frases memoráveis, como: “Viver é desenhar sem uso da borracha.” Portanto, sejamos cuidadosos e vamos cumprimentar a todos com um BOM DIA!