Escolas da rede municipal recebem Cinemagia 3D itinerante
Um cinema mágico onde fantásticas imagens são vistas com uso de óculos escuros especiais, parecendo saltar da tela e flutuando ao alcance das mãos, vem encantando os estudantes da Educação Infantil, Pré- Escola, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Sinimbu.
A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo com apoio de recursos do governo federal, repassados por meio da Lei Paulo Gustavo, via projeto encaminhado pelo diretor da Cultura Lúcio Lopes, programou de 9 a 12 de dezembro, para as escolas de ensino fundamental, o Cinemagia3D itinerante, através de uma estrutura inflável de 7m x 8m, com uma altura de 4 metros e com capacidade para 35 a 40 pessoas em cada sessão. Cabe salientar que a referida lei viabiliza investimentos em ações culturais no Município.
O cinema inflável 3D impressiona a todos pela sua beleza e imponência, despertando a curiosidade e o interesse de quem o assiste, encantados com essa recente tecnologia. Estão sendo exibidos dois filmes: um deles tem como conteúdo um tema transversal, atual e relevante para o cotidiano dos estudantes, “O planeta pede socorro,” da ONG WWF, no qual problematiza três questões ambientais – o desmatamento da mata atlântica, a depredação dos habitats marinhos e o aquecimento global, reforçando a necessidade de cada ser fazer a sua parte em defesa da preservação do meio ambiente e ao futuro do Planeta; já o outro filme traz a magia da época natalina “ O Trenó Maluco” que narra a confusão gerada pela rena Trovão e o duende Bobu, que se envolvem numa trapalhada, tirando o Papai Noel de cena e acabam tendo que entregar sozinhos os presentes na noite de Natal.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg esclarece que a estrutura itinerante do Cinemagia 3D chegou na cidade no último domingo e foi instalado no ginásio da EMEF Nossa Senhora da Glória, permanecendo até terça-feira (10), com 15 sessões direcionadas às turmas. Nesta quarta-feira (11), será a vez das EMEFs Carlos Boettcher Filho e Guararapes acolherem o Cinemagia e, posteriormente, a EMEF Nossa Senhora de Fátima, lembrando que os estudantes das escolas multisseriadas também estão integrados na programação dessa vivência cultural e tecnológica.
A secretária Anita ainda destaca que dos curtas-metragens apresentados, ambos são significativos para nossas crianças e adolescentes. “Enquanto que um deles traz um assunto sério e atual de cuidado com o nosso planeta, o outro, convida a todos para viver o clima do Natal, essa bonita época do ano pela qual estamos novamente vivendo, tudo apresentado com fantásticos e inesquecíveis efeitos tridimensionais, com diversão garantida”.