Santa Cruz tem caso suspeito de coronavírus

Um morador de Santa Cruz do Sul está em isolamento domiciliar por suspeita de coronavírus. O homem esteve em viagem para a Itália nas últimas semanas e apresentou sintomas semelhantes aos da doença. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, meteriais já foram coletados para exame e encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. O caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e pessoas que tiveram contato com ele estão sendo contatadas.
A identidade do homem não será divulgada. Mais detalhes serão repassados em uma coletiva de imprensa no final da tarde desta quinta-feira. Esse é o primeiro caso suspeito de coronavírus no município.
Outros quatro municípios gaúchos estão com casos suspeitos sendo monitorados. Confira
FIQUE INFORMADO
O que é o coronavírus?
Com alto índice de casos registrados na China, o novo vírus é caracterizado por atacar o sistema respiratório.
Quais são os sintomas?
Febre, dificuldade para respirar e tosse.
Quais são as formas de transmissão?
Ainda estão sendo realizadas investigações sobre a transmissão do coronavírus, mas a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, através de contato pessoal próximo, gotículas de saliva, espirros e tosse e contato com objetos e superfícies contaminadas.
Tenho sintomas, como proceder?
Além de apresentar os sintomas, para um caso ser considerado suspeito, é preciso que o paciente tenha mantido contato com outra pessoa que esteve em territórios contaminados nos últimos 14 dias. Se observados os sintomas, o paciente deve buscar sua unidade de saúde ou emergências do município. O diagnóstico é feito através da coleta de duas amostras materiais respiratórios do paciente, que serão enviadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Porto Alegre.
Qual é o tratamento?
Apesar de não existir uma cura específica para as infecções causadas pelo coronavírus, o foco do tratamento é aliviar os sintomas com medicamentos para dor e febre. O uso de umidificadores também é recomendado.
Prevenção
A forma mais eficiente de combater o coronavírus é através da prevenção. As medidas a seguir são essenciais contra a infecção:
evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca
higienizar as mãos após espirrar ou tossir
manter os ambientes bem ventilados
não compartilhar objetos como talheres, pratos e copos
cobrir nariz e boca com lenços descartáveis ao espirrar ou tossir
lavar as mãos com frequência
reduzir contato com pessoas que sofrem infecções inflamatórias
tomar cuidado com animais doentes em fazendas e criações