Novo decreto municipal possibilita a retomada das atividades religiosas

Prefeita Sandra assinou o novo Decreto permitindo a realização de cultos e missas em Sinimbu / Crédito: Aline Haag

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou um novo decreto, nesta segunda-feira (1º). O documento leva em consideração a reunião do Comitê Estratégico formado para discutir ações de enfrentamento a disseminação do vírus COVID-19. De acordo com o novo documento, cultos e missas poderão ocorrer respeitando o percentual máximo de 25% da capacidade do local e ainda o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Conforme a reunião realizada pelo Comitê Estratégico, o uso de máscaras e as medidas de higienização também deverão ocorrer durante as celebrações religiosas. Ainda durante a reunião do Comitê, a prefeita Sandra enalteceu o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e também o apoio da população nas ações de prevenção do coronavírus. Sandra reiterou que é importante alertar a população de que os cuidados precisam continuar, uma vez que a região, o Estado e o país ainda não estão livres da COVID-19 e ainda não existe vacina contra a doença.

Comitê Estratégico esteve reunido para avaliar e acompanhar a situação de Sinimbu / Crédito: Aline Haag

PREVENÇÃO CONTINUA

Mesmo sem casos confirmados da COVID-19 e estando classificado na região de Bandeira Amarela, Sinimbu precisa continuar com as medidas de prevenção. É importante a população lembrar que cada um é fundamental para manter o município livre do coronavírus.

Continua a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção ao sair de casa. Essa medida está regulamentada por Decreto Estadual e vale para circulação na rua, entrada em estabelecimentos e todos os locais públicos, em todo território gaúcho.

Também segue valendo a determinação de que cada estabelecimento comercial, industrial ou de serviços localizado em Sinimbu deve controlar o seu fluxo de pessoas, tanto dentro do seu estabelecimento como fora dele. O distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e a higienização correta das mãos e dos ambientes também são medidas de prevenção que devem ser mantidas por todas as pessoas.

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu lembra ainda que a população deve evitar deslocamentos desnecessários para outras cidades, principalmente as que possuem casos de coronavírus confirmados. Da mesma forma, é importante lembrar a população: quem não precisa sair de casa, deve permanecer em isolamento.