Conselho Municipal e Secretaria de Educação avaliam atividades pedagógicas

Crédito: Aline Haag

A presidente do CME – Conselho Municipal de Educação –, Sandra Regina de Lima, esteve reunida com a equipe da SMECT – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – na semana passada, dia 28 de maio, para avaliar o processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino durante o período da pandemia de Covid-19. Na reunião, analisaram as avaliações enviadas pelas escolas municipais, quanto a execução de atividades pedagógicas não presenciais.

Segundo a secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Werner Panke, as escolas foram unânimes em avaliar de forma positiva esta sistemática, sendo a forma mais adequada para o momento de pandemia da Covid-19. Da mesma forma, o contato com as famílias foi considerado positivo, promovendo a continuidade do vínculo com a escola, uma vez que se percebeu a preocupação destas com o ano letivo. Também obtiveram informações em relação aos estudantes diante do isolamento, bem como na realização das atividades com autonomia, iniciativa e interesse pelos estudos.

Durante a análise, constatou-se que, inicialmente os professores tiveram dificuldades para encontrar uma proposta adequada em relação ao planejamento, porém souberam se reinventar e se adaptar ao momento, planejando atividades pedagógicas acessíveis e significativas para os alunos, tendo em vista a preocupação com a qualidade/equidade e não com a quantidade, considerando que nem todos os alunos possuem acesso à internet para pesquisa ou mesmo entrar em contato com o professor para tirar dúvidas. Segundo a SMECT, as atividades foram encaminhadas de duas em duas semanas, o que foi considerado adequado pela maioria das escolas, para que não se perca o contato com os estudantes, o vínculo com as famílias e não haja acúmulo de tarefas. Algumas famílias não retiraram os trabalhos, por isso houve uma mobilização entre as escolas e SMECT para realizar a entrega das mesmas.

Foi questionada a forma de avaliação dos alunos durante esse período, uma vez que o encaminhamento de atividades gerou certa insegurança por parte dos profissionais da educação. Portanto, o CME e a SMECT orientaram que as avaliações dos alunos se darão mediante a correção das atividades realizadas pelos alunos. Cabe ao professor definir a pontuação de cada atividade realizada durante o trimestre, uma vez que, a avaliação deve ser contínua, cumulativa e diagnóstica, de caráter processual, formativo e participativo.

Ficou definido que o registro da frequência dos alunos será conforme retirada/entrega e devolução das atividades pedagógicas não presenciais, realizadas pelas famílias dos alunos. O controle será feito pelo professor responsável, juntamente com a Assessoria Pedagógica e Equipe Diretiva.

Durante a análise das avaliações encaminhadas, percebeu-se também a necessidade de capacitação tecnológica – ferramentas digitais por parte de alguns professores, por isso a SMECT está oferecendo oficinas através do Programa União Faz a Vida – Sicredi sobre este tema e além disso, solicitou que o professor busque atualizar-se através de outros cursos para sanar as dificuldades. Analisando toda a situação, o Conselho Municipal de Educação fez novo Parecer orientando a continuidade das atividades pedagógicas não presenciais, uma vez que está ampliando o horizonte dos professores, alunos e famílias agregando novos valores e dinâmicas em relação à educação, tecnologia e saúde.