Herveiras: Prefeitura reforça necessidade de conscientização para enfrentar o Coronavírus

Crédito: Ass. Com.

Na tarde desta segunda-feira (13), o Executivo Municipal de Herveiras reuniu comerciantes e prestadores de serviço da área urbana para reforçar as medidas sanitárias para enfrentar o Coronavírus. Em função do monitoramento da evolução da epidemia do Coronavírus, a região do Vale do Rio Pardo, da qual Herveiras faz parte entrou na bandeira vermelha, trazendo uma série de restrições a atividade econômica. Mas devido a uma possibilidade prevista no Decreto Estadual, da regra 0-0, onde nas últimas duas semanas o município não teve casos de internação ou óbito, é possível manter as regras da bandeira laranja.

O prefeito Paulo Nardeli Grassel enfatizou que caso não seja revertida a bandeira vermelha, vai utilizar esta possibilidade de manter a bandeira laranja, mas pede a conscientização do comércio e da população. “Temos essa possibilidade de não fechar tudo porque não tivemos casos, mas para que siga assim todos precisam colaborar, usar a máscara, respeitar as regras sanitárias, não fazer aglomerações. Todos sabem as regras, não queremos chegar e notificar ou multar alguém, mas se não for retomada a seriedade que a situação merece teremos que apelar para este lado”, observou.

Já a secretária da Saúde Francieli Grassel destacou que nesta semana ainda será feita nova orientação aos estabelecimentos também do interior pelos agentes de saúde. “Para que as regras sejam observadas, disponibilizar álcool gel, só permitir a entrada com máscara, manter distanciamento e não permitir jogos de nenhuma espécie, pois a responsabilidade é do dono do estabelecimento. Vamos reforçar também a fiscalização e notificar inclusive, como já aconteceu, e se necessário aos finais de semana solicitar o apoio da força policial em caso de denúncias”, indicou.

A secretária de Administração e Finanças Luciane Grassel Cecchin valorizou o papel de fiscalizar, conscientizar e orientar a população. “Aos proprietários de estabelecimentos é importante que falem com seus clientes, pois caso contrário eles próprios serão penalizados com um eventual fechamento”, orientou. A secretária ainda explicou que dúvidas podem ser encaminhadas pelo WhatsApp 99295 2637, bem como para a ouvidoria.

Crédito: Ass. Com.

REGRAS:

  • Todas as pessoas devem usar máscara. Todos, trabalhadores e clientes dos estabelecimentos e todas as pessoas para circular na rua devem usar;
  • Restaurantes e lancherias só podem atender presencialmente até as 21:00 horas;
  • Horário de funcionamento de estabelecimentos, inclusive no interior: das 8:00 horas às 18:00 horas (mercados até as 18:30 horas);
  • Respeitar o número máximo de pessoas por estabelecimento;
  • Clientes devem higienizar as mãos antes de entrar no estabelecimento;
  • O estabelecimento deverá disponibilizar álcool gel 70% na entrada do mesmo;
  • Jogos de futebol, futsal, bocha, carteados, entre outros seguem suspensos;
  • Eventos diversos públicos ou particulares, festas, casamentos, aniversários, entre outros seguem suspensos;
    Toda comunidade deve ser proativa e colaborar e respeitar as regras e orientações para preservar a vida e manter a atividade econômica ativa, mesmo com restrições!