Primeira fase de pesquisa sobre a Covid-19 foi realizada em Sinimbu

Crédito: Divulgação

O final de semana teve pesquisa para identificar a progressão do novo coronavírus no Vale do Rio Pardo. Em 14 municípios da região, foram aplicados cerca de mil testes rápidos simultaneamente. Na próxima quinta-feira (6), a equipe responsável deve divulgar as conclusões preliminares e mais detalhadas desta fase, a primeira de quatro que compõem o estudo encomendado pelo Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo -, em parceria com a Unisc e apoio da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – e da Philip Morris Brasil.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, no município a pesquisa foi realizada nas localidades de Linha da Grama, Rio Pequeno, Alto Paredão e Alto Sinimbu. “As localidades foram sorteadas e 30 testes foram aplicados. Tivemos algumas recusas, porém a maioria se disponibilizou a participar da pesquisa. Em 15 dias ocorre a segunda etapa e novas localidades serão sorteadas”, explica Sinara. “A equipe conseguiu fazer com eficiência o seu trabalho usando todas as medidas de prevenção e o protocolo preconizado. Agradecemos tanto a equipe que trabalhou no sábado, sem medir esforços para fazer seu trabalho, e também as pessoas que aderiram a pesquisa”, finaliza a secretária.

Além de Sinimbu, houve coletas em Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Mais de 200 pessoas estiveram envolvidas. “No meio rural, onde imaginávamos que pudesse haver uma resistência por parte da comunidade, encontramos um ambiente de tranquilidade, com aceitação da população. Facilitou muito que os coletadores eram servidores e profissionais da saúde dos próprios municípios, e por isso agradecemos o apoio das prefeituras”, disse o coordenador-geral do estudo, o professor e médico infectologista, Marcelo Carneiro.

A pesquisa COVID-VRP

O estudo terá quatro etapas de realização de testes a cada duas semanas. A previsão é de que a última ocorra nos dias 12 e 13 de setembro. As atividades são realizadas sempre durante os finais de semana, entre 8 horas e 18 horas, em 14 municípios do Vale do Rio Pardo. A abordagem é aleatória de acordo com os dados do IBGE, apontando os bairros, ruas e casas onde os testes serão realizados.

Para o teste é coletada uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa sorteada. Os entrevistadores também fazem perguntas a respeito dos hábitos de distanciamento social e questões epidemiológicas. No primeiro final de semana, estiveram envolvidos 22 professores e mestrandos da Unisc, 27 coletadores de cursos da área da Saúde da universidade, além de 170 servidores dos municípios.