Região aprova novo recurso contra bandeira vermelha

Crédito: Reprodução

O Governo do Estado classificou a região do Vale do Rio Pardo com bandeira vermelha na atualização do modelo de Distanciamento Controlado. Em reunião virtual na tarde deste sábado (22), prefeitos e secretários municipais de Saúde aprovaram de forma unânime o encaminhamento de novo recurso.

Além de indicadores estáveis na evolução da doença e ocupação de leitos, o médico infectologista Marcelo Carneiro, assessor técnico do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), destacou os dados revelados na segunda etapa da pesquisa COVID-VRP como uma defesa para manter a bandeira laranja. O estudo do Cisvale, Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou uma letalidade 3 vezes menor na região do Vale do Rio Pardo em comparação com a do Estado.

DEMAIS ENCAMINHAMENTOS

Além do recurso, os gestores definiram pela elaboração de um plano estruturado próprio da região para que futuramente possa ser adotado o modelo de gestão compartilhada e a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) regional. Desde a 14ª rodada, é possível definir regras menos rígidas para a cor vermelha, mas não menos rígidas que as da laranja. “Toda semana estamos suscetíveis a entrar na bandeira vermelha. Então, é fundamental já deixarmos esse plano estruturado regional pronto e tecnicamente fundamentado. Assim, estaremos preparados para manter regras menos rígidas”, disse o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

COMO FUNCIONA O PEDIDO DE MENOS RESTRIÇÕES?

Para solicitar ajustes às restrições das bandeiras estipuladas pela leitura do Estado, cada região precisa ter ao menos a concordância de 2/3 dos prefeitos.