Sinimbu adere à campanha do Janeiro Branco

Denominado Janeiro Branco, o primeiro mês do ano é dedicado aos cuidados com a Saúde Mental. Em Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, ações específicas são realizadas buscando melhorar a saúde mental da população, sendo que este mês as ações serão reforçadas buscando conscientizar sobre a campanha.

Atualmente a Secretaria de Saúde de Sinimbu conta com atendimento psicológico de três profissionais: Fabiane Silva Azambuja – CRP 07/24735, Angélica Daiana Wilke – CRP 07/26567 e Elise Julia Sehn – CRP 07/26571. Os atendimentos individuais são realizados através de agendamentos na recepção dos Postos de Saúde, por telefone ou através dos agentes comunitários de saúdes, sendo que não é necessário encaminhamento médico. Além disso, Sinimbu conta com atendimentos em grupos, realizados pelas psicólogas com auxílio da estagiária do curso de Psicologia Stéfanni Vargas Silveira, que completa a equipe de saúde mental do município.

Conforme a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, o Grupo de Artes é destinado às pessoas que apresentam dificuldades de socialização e cognição, sendo que ocorre quinzenalmente nas quartas-feiras, as 9h no Posto de Saúde Central. O Grupo de Bate-papo é destinado a pessoas que tenham questões envolvendo álcool e outras drogas, bem como questões de saúde mental e emocional, de forma geral, também ocorrendo de forma quinzenal nas quintas-feiras, às 9h no Posto de Saúde Central. O município possui ainda o Grupo de Familiares, destinados a familiares de pessoas com deficiência física, transtorno mental e cognitivo, bem como demais familiares e cuidadores, que tem alguma dificuldade e necessitam de um espaço para cuidar da sua saúde. Este também ocorre a cada 15 dias, nas quintas-feiras às 14h no Posto de Saúde Central. “Os grupos são estendidos a todas as pessoas que tenham interesse pelas temáticas.
Para participar dos grupos é necessário realizar inscrição na recepção do Posto de Saúde Central ou ESF”, explica Sinara.

Além dos atendimentos e grupos já realizados, para valorizar a campanha do Janeiro Branco, a equipe de Saúde Mental de Sinimbu está organizando algumas atividades de promoção de saúde que em breve serão divulgadas nos meios de comunicação. “Já adiantamos que ocorrerá mais uma edição especial do Cinema com Pipoca no dia 25 de janeiro, às 13h, na Câmara de Vereadores. Nessa edição especial, o Cinema será aberto ao público em geral. Devido a Pandemia, as vagas serão limitadas, devendo os interessados realizar inscrição no Posto de Saúde Central e/ou ESF”, finaliza a secretária de Saúde.

JANEIRO BRANCO
O que vem na sua cabeça quando pensa em Janeiro Branco? Ano Novo? Novos planos? Metas? Paz? E como pensar / realizar tudo isso quando a SAÚDE MENTAL está debilitada? Por isso, o Janeiro Branco é uma alusão ao cuidado em saúde mental, nos trazendo reflexões a cerca deste tema tão cercado de tabus e preconceitos e nos atentando para a importância de nos mantermos vigilantes aos nossos sentimentos e emoções, coisas estas geram impacto significativo no modo como agimos e nos colocamos na vida, no mundo e nas nossas relações.

Muitas vezes acabamos negligenciando a nossa saúde mental e de quem nos cerca, visto que trata-se de algo subjetivo, que não é visível aos olhos. No entanto, corpo, mente e emoções exigem o mesmo cuidado a fim de que possamos ter uma vida plena. Sendo assim, buscar o autocuidado e o autoconhecimento não é vergonha, procurar ajuda na área de saúde mental não é sinal de loucura ou fraqueza. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida.