Secretaria de Saúde trabalha na prevenção da Dengue em Sinimbu

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social está fazendo uma força tarefa junto à comunidade durante o mês de fevereiro para prevenção da Dengue no município de Sinimbu. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e sua propagação se dá em maior intensidade nessa época do ano.

Segundo dados da Secretaria, desde fevereiro do ano passado o município não registrou mais casos de larvas do mosquito, graças ao trabalho realizado pela equipe de saúde da Vigilância Sanitária e dos Agentes Comunitários de Saúde. O trabalho destas equipes, aliado aos esforços da comunidade, dá ao Município a certeza de que Sinimbu um dos poucos municípios da região livre da infestação do vetor que transmite a Dengue. Para continuar nesse patamar, ao longo deste mês, os Agentes Comunitários de Saúde estarão trabalhando, junto às famílias atendidas, medidas de prevenção e eliminação dos possíveis criadores do mosquito Aedes, orientando e levando material informativo a população.

Além do trabalho de conscientização, o município, através da Vigilância Sanitária, anualmente coleta mais de 260 amostras de larvas de locais – chamados sentinelas – espalhados no município para identificação precoce do vetor que transmite a Dengue. As coletas de larvas que vão para análise no laboratório central do Estado – LACEN são coletadas em pontos estratégicos como ferros velhos, postos de gasolina e cemitérios, totalizando no ano de 2020 em torno de 48 amostras. A periodicidade e quantidade de coletas são determinadas por protocolos do Ministério da Saúde e do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.