Reunião com o IBGE trata do Censo 2022 e limites do Município

A Administração Municipal participou na tarde desta quinta-feira, de uma reunião com representantes do IBGE tendo como pauta a realização do Censo 2022 e os limites do Município. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Sandra Backes, vice Jackson Rabuske, secretários Municipais, equipe de governo e vereadores.

Crédito: Aline Haag

O coordenador de área do IBGE, Luiz Eduardo Braga, apresentou o mapa do Município que será utilizado no Censo e detalhou o trabalho de campo realizado pela equipe do IBGE para conferir pontos duvidosos na divisa do Município. Esses pontos foram georreferenciados, levando em consideração o mapa existente e as cartas do Exército que detalham o limite de Sinimbu.

Conforme Braga, no Censo 2022 serão utilizados mapas e dados já inseridos no sistema. “Mesmo que o Estado altere limites, não será possível alterar os sistemas que a equipe do Censo irá utilizar. Porém, isso não impede que após a coleta sejam inseridos dados correspondentes a essas alterações, caso elas ocorram nos próximos meses”, explica Braga.

A prefeita Sandra frisou que Sinimbu aguarda o trabalho de campo da equipe do Governo do Estado para fazer as correções necessárias no mapa, tendo em vista os diversos pontos do Município onde a população é atendida por Sinimbu, mas pelo Censo são consideradas habitantes de municípios vizinhos. “O Estado precisa fazer o seu trabalho. Infelizmente eles não dão credibilidade aos gestores, para que nós possamos fazer isso. Além disso, também não conseguem solucionar a demanda que estamos apresentando desde 2019”, ressalta a prefeita.

A Administração Municipal seguirá buscando as correções dos limites intermunicipais, buscando reverter a queda do FPM de 0.8 para 0.6, o que significa a perda de mais de R$ 2 milhões de recursos por ano. O Censo acontecerá a partir de 1º de agosto e toda a população receberá a visita dos recenseadores para a coleta de dados.