Sinimbu tem três casos de Dengue em 2022

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu emitiu alerta para a população sobre os casos de Dengue no Município. Atualmente, Sinimbu é considerado infestado, com risco I de transmissão da doença, tendo três casos positivos para a doença no ano de 2022, sendo fundamental o auxílio e colaboração da população para eliminar o mosquito transmissor da doença.

Conforme o setor epidemiológico do Município, o nível de alerta é determinado levando em consideração os casos confirmados da doença em cada cidade e os casos em investigação das últimas quatro semanas, além da infestação ou não por Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para eliminar o mosquito é fundamental não deixar água parada e por isso é tão importante a participação da comunidade nas ações de prevenção.

São sintomas clássicos de Dengue: febre, que é a mais comum; mialgia e cefaleia. Em menor escala, os sintomas mais reportados entre os confirmados são náuseas, dor nas costas, dor atrás dos olhos, vômito, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo e artrite. A Secretaria de Saúde alerta a população que apresentar os sintomas de dengue, para buscar atendimento médico em uma das unidades de saúde do Município.

O tratamento para infecção pelo vírus da Dengue é baseado principalmente na hidratação adequada (reposição volêmica), levando-se em consideração os sintomas apresentados pelo paciente, assim como no reconhecimento precoce dos sinais de alarme. Para os casos leves com quadro sintomático recomenda-se: repouso relativo, enquanto durar a febre; estímulo à ingestão de líquidos; administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; não administrar ácido acetilsalicílico; e recomendação ao paciente para que retorne imediatamente ao serviço de saúde, em caso de sinais de alarme.