Comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã fomenta programação para 2024

Os 200 anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.  

Com o objetivo de aglutinar esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a comissão oficial, criada pelo Decreto 56.110/2021, tem realizado uma série de reuniões setorizadas. Já houve encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim de prospectar a programação do bicentenário. 

“A comissão oficial é um ambiente de diálogo, escuta, articulação e integração, para que possamos celebrar de maneira ampla e ousada a presença germânica e a sua integração profunda com o solo gaúcho. Para além das entidades listadas, o decreto permite que sejam convidadas pontualmente outras entidades interessadas”, esclarece o presidente da comissão executiva, Rafael Gessinger. 

Ele cita ainda a participação de pelo menos seis secretarias de Estado na preparação do bicentenário, o que, segundo ele, traz novas cores às comemorações. “Há um novo paradigma relacionado ao conceito de migração, que contempla, para além do aspecto humanitário, elementos ligados ao desenvolvimento demográfico, econômico, social e cultural”, acrescenta. 

“O bicentenário não é, portanto, uma festa estritamente histórica, com os olhos no passado, mas uma oportunidade grandiosa para refletirmos sobre o presente e projetarmos o futuro, concebendo o Rio Grande do Sul como um ambiente acolhedor, justo e próspero, conforme determina o Mapa Estratégico do Governo”, enfatiza o diretor da comissão. 

Está prevista para 4 de julho, às 14 horas, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) uma reunião geral com todas as entidades listadas no decreto e outras convidadas. Em breve, também será disponibilizado um formulário no qual prefeituras e entidades da sociedade civil poderão registrar os eventos e os projetos programados para o bicentenário.   

As pessoas interessadas em colaborar com os trabalhos da comissão podem entrar em contato pelo e-mail: bicentenarioalemao@sedac.rs.gov.br.