5° Encontro de formação Alfabetiza Brasil na EMEF FÁTIMA

A baixa temperatura que marcou o amanhecer dessa quarta-feira foi amenizada pela calorosa recepção ao grupo de professores alfabetizadores da rede municipal de Sinimbu na EMEF Fátima, 5º Encontro de formação Alfabetiza Brasil, tendo a consciência fonológica como método, coordenado pela coordenadora pedagógica Daiane Inês Rech da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e organizado pela professora anfitriã Roberta de Fátima Ferreira, juntamente com a assessora pedagógica Isabel de Oliveira Borges, vice-diretor Ércio Haag e diretora Graciela Dorfey Santarém.

Na recepção teve distribuição de enigmas com pistas, a fim de conhecer os espaços da Escola, bem como descobrir o local da formação, a sala do 1º Ano. Na sequência, aconteceu a contação de história narrada pela professora Roberta, intitulada “O aniversário do seu Alfabeto,” de autoria de Amir Piedade.

Outro ponto relevante da formação foi a partilha da atividade pedagógica aplicada em sala de aula, pela professora Vânia Beatriz Simianer Meyer, da EMEF Padre José de Anchieta, a qual fez seu relato a partir de diversos jogos pedagógicos utilizados.

Cada professor também fez a entrega da tabela de monitoramento de sua turma de alfabetização, dados sobre o desempenho individual de cada estudante, os quais serão analisados pela Secretaria de Educação do município.

Já na segunda parte da formação os participantes foram organizados em estações, nas quais aconteceu a simulação das diferentes sensações de uma decolagem, associadas a aspectos fundamentais a serem considerados no uso de jogos pedagógicos na alfabetização.

A professora Roberta, da turma do 1º Ano da EMEF Fátima fala de seu orgulho em fazer parte dessa formação, momento de ricas aprendizagens e partilhas de práticas diversificadas que podem ser adaptadas à realidade de cada turma. “Como o espaço de formação é a sala de 1º Ano de cada Escola, a cada mês temos contato com outro ambiente alfabetizador. Nós aqui na Escola, incrementamos nas últimas semanas o nosso Cantinho da Leitura, coube a cada estudante trazer uma camiseta em desuso para transformar em uma almofada, preenchida com fibra, costurada e personalizada com a letra inicial de cada um. O envolvimento de todos foi bastante significativo. Embora seja um material que permanecerá na sala, os estudantes desejam levar para casa para mostrarem à família a almofada criada.”

O próximo encontro formativo está previsto para o dia 16 de agosto na EMEF Guararapes, em Linha Almeida.