FENTIFUMO solicita agenda com Ministro do Trabalho

A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (FENTIFUMO) atua para ir a Brasília para um encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A meta é apresentar a representatividade da categoria dos trabalhadores na indústria, que nos três estados do Sul produtores do tabaco emprega mais de 40 mil trabalhadores. O encontro será articulado pelo deputado federal Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.

De acordo com o Presidente da FENTIFUMO, Gualter Baptista Júnior, a ideia é unir esforços e integrar a movimentação pró-tabaco, que conta com o apoio da bancada gaúcha no Congresso. “Por sermos uma cadeia produtiva legal e organizada, e os trabalhadores das indústrias estão inseridos neste contexto, um encontro como este é muito importante”, justifica.

A agenda foi proposta ao deputado Heitor Schuch, durante visita institucional ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA), em Santa Cruz do Sul, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 21 de julho. O STIFA, que faz parte da Federação, também é presidido por Gualter Baptista Júnior, e deverá liderar este encontro. “Vamos marcar uma reunião com os Sindicatos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uberlândia, que são as entidades filiadas à FENTIFUMO, para alinharmos esta agenda que é vital para nossa categoria”, pontua Baptista Júnior.

Schuh acredita que o encontro deverá ocorrer após o recesso parlamentar, depois do dia 31 de julho. “Estamos atentos à necessidade de união do setor para reforçar o posicionamento do Brasil, perante o resto do mundo, na próxima Conferência das Partes (COP-10), que ocorre em novembro, no Panamá”, garante o parlamentar.

Na próxima semana os sete Sindicatos que integram a FENTIFUMO irão reunir-se para a definição da agenda. “Vamos propor que a representação dos trabalhadores rurais, que têm na Associação dos Fumicultores do Brasil, a Afubra, sua entidade de referência, ingressem nesta agenda com o ministro Luiz Marinho”, propõe o presidente da Federação.

Schuh conhece números do setor

Durante a vista em Santa Cruz do Sul, o deputado federal Heitor Schuch foi apresentado à estrutura do NOVO STIFA. O parlamentar levou consigo números do fechamento da safra, que neste ano empregou mais de 12 mil trabalhadores, assim como os programas e atendimentos realizados pelo Sindicato.

“Estamos construindo um novo tempo, com novos conceitos e uma maior aproximação dos trabalhadores, assim como de todos os atores sociais que integram nossa comunidade. Esta é a visão de Sindicato moderno e conectado com seu tempo”, complementa o Presidente do STIFA.