Oficinas retornam em agosto

O município de Sinimbu está retornando com as Oficinas através do Programa Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar social em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Na última segunda-feira, no turno da tarde, realizou-se uma reunião de planejamento com o objetivo de traçar metas para a realização das mesmas.

Além das secretárias Ivone Henn (saúde) e Anita Brandenburg (educação), estiveram presentes, a fiscal de contrato, Ani Cristina Vogt Staub – coordenadora pedagógica da SMECT e os responsáveis pelas empresas homologadas no Pregão eletrônico: Ederson Sins, Deise Santos de Almeida, Catia Ines Jantsch e Jackson Fabiano Franco. A psicóloga Fabiani Azambuja, responsável pelo programa Saúde Mental no município, também participou de forma online.

A saúde mental de Sinimbu, oferece as seguintes oficinas:

  • Oficina de música: ministrada por Ederson Sins, para estudantes das Escolas Carlos Boettcher Filho e Guararapes, no contraturno da aula regular bem como na EMEF Ipiranga e no Projeto Espaço Inclusão: desafios e possibilidades.
  • Oficina de Dança: ministrada por Jackson Fabiano Franco e Catia Jantsch, para estudantes da EMEF Nossa Senhora de Fátima, no turno oposto da aula regular.
  • Oficina de Yoga: ministrada por Deise Santos de Almeida, duas vezes por semana, segunda-feira e sexta-feira, sempre das 17h 30min às 18h30min, tendo como local o ginásio de esportes ou auditório da EMEF Nossa Senhora da Glória. Esta, aberta a todos os sinimbuenses que desejarem participar, sendo necessário contato com a Secretaria de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.