Encontro de gestores das Cooperativas Escolares da rede municipal

A manhã do primeiro dia de agosto foi marcada pelo Encontro de gestores das Cooperativas Escolares da rede municipal: Gotinha D’Água, da EMEF Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno e Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, de Linha Almeida. Programa mantido pela Fundação Sicredi.

A equipe diretiva da EMEF Carlos Boettcher Filho, diretor Elisandro Saldanha Jochims, vice-diretora e assessora pedagógica Susane Jaeger, assessor pedagógico e professor orientador da Cooperativa Escolar, Daniel Meurer, acolheram a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, coordenação pedagógica Fátima Wink Bohnen e Rafael Schultz, a analista de Programas Sociais Glaucia Cabral Moraes, da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e Nêmora Backes, a qual presta assessoria pedagógica à Cooperativa Escolar.

O propósito do encontro foi avaliar o primeiro semestre de atividades semanais, planejadas a partir da metodologia da Cooperlândia, desenvolvidas e orientadas pelo professor orientador com os associados da Cooperativa Gotinha d’Água, fundada em 2019, que somam, no momento, mais de três dezenas de participantes.

Para o segundo semestre letivo, a Escola, com apoio da Secretaria de Educação e assessoria pedagógica do Programa, está reestruturando a organização dos grupos de associados, a fim de intensificar as atribuições de cada cargo que os associados ocupam, bem como focar na ressignificação do seu objeto de aprendizagem para que os estudantes possam vivenciar o processo de experimentação e validação do seu projeto junto à comunidade escolar.

Segundo o professor orientador Daniel “há uma significativa adimplência por parte dos estudantes à Cooperativa. E a reorganização das atividades certamente fará com que possamos fazer intervenções ainda mais pontuais, redefinindo tarefas, tanto àquelas mais administrativas, quanto às mais práticas, a mão na massa. Importante o associado notar, a cada encontro, a seriedade e comprometimento com o propósito da Cooperativa”.

E a equipe diretiva da EMEF Guararapes, diretora Cláudia Bortoli, vice-diretora e assessora pedagógica Lilian Martin e professora orientadora Franciele Pâmela Henn, da Cooperativa Escolar Brotando da Terra também receberam a visita da caravana da Secretaria de Educação e Sicredi, a fim de fazerem avaliação do trabalho realizado, bem como alinhar as atividades para o último semestre desse ano.

A Cooperativa Brotando da Terra, fundada em 2016, a pioneira na região do Vale do Rio Pardo, está também planejando intervenções necessárias voltadas ao seu objeto de aprendizagem. De acordo com a professora orientadora Franciele, “a Cooperativa conta com mais de trinta associados e desde o início do ano, organizados em grupos, conforme o propósito de cada encontro semanal, os estudantes permanecem na Escola no turno inverso para participarem da Cooperativa. Contamos sempre com a compreensão e cooperação de toda a Escola para a Cooperativa acontecer no espaço que dispomos. É perceptível a vontade e o envolvimento dos estudantes nas tarefas apresentadas e pretendemos avançar no objeto de aprendizagem, o que atrairá ainda mais os associados ao movimento cooperativo escolar.”