Boia-Forte Fest: Vale do Sol promoveu concurso do prato típico e apresentação das candidatas a Soberanas

Na noite do último sábado (26), Vale do Sol conheceu os ganhadores do 1º Concurso Culinário da Boia-Forte e apresentou oficialmente as candidatas ao título de rainha e princesas do município. Os dois momentos muito esperados pela comunidade aconteceram no ginásio de Pinhal Trombudo durante a 3ª Boia-Forte Fest. A animação ficou por conta da Banda Magia Musical.

As cinco equipes participantes do concurso gastronômico, Compartilhando Sabores, Tchê que Boia Boa, Amigos, Sabor do Vale e Aqui a Boia é Forte iniciaram os trabalhos já na manhã de sábado e fizeram bonito. O certame agradou não somente o paladar dos jurados, mas de todo o público que compareceu à festa. Os critérios de avaliação incluíram sabor, o visual do prato e sua apresentação (10 pontos), a fidelidade à receita (5 pontos) e o acompanhamento, com um único item (5 pontos).

Em uma disputa acirrada, a equipe “Sabor do Vale” conquistou o primeiro lugar. Em segundo, ficou a equipe “Tchê que boia boa” e a turma “Aqui a boia é forte” ficou com a terceira colocação. As equipes ganhadoras receberam troféu, medalhas e premiação em dinheiro. Já os demais participantes receberam medalhas de participação.

A festa também teve espaço para a revelação das 15 candidatas que vão concorrer a Soberanas do Município. Em sua 13ª edição, o concurso tem como tema: “Deixe sua luz brilhar”. A escolha da nova corte está marcada para o dia 11 de novembro. Antes do grande dia, as meninas vão passar por diversas atividades preparatórias. O processo de avaliação envolverá: prova escrita, entrevista individual, gravação de vídeo, coquetel e desfile. Durante todas essas fases, um corpo de jurados avaliará diversos aspectos, como comunicação, desenvoltura, simpatia, beleza e conhecimentos culturais, econômicos, sociais e históricos do município.

O prefeito Maiquel Silva evidenciou a participação das cinco equipes que prepararam dez panelões deliciosos de boia-forte e enalteceu as meninas que concorrem a soberanas. “Em um evento só unimos a cultura, a gastronomia e a beleza do nosso município. Mais uma edição da Boia-Forte Fest que foi um sucesso”, comentou o chefe do executivo.

A 3ª Boia-Forte Fest foi promovida pela Prefeitura de Vale do Sol com o objetivo de promover e divulgar a gastronomia e cultura local, com destaque para o prato típico do município. O evento também contou com patrocínio do Sicredi, Banrisul e Mecânica Scherer e com o apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras.

Agenda – Neste sábado, dia 1º, as candidatas a soberanas já vão participar de mais um compromisso. As 15 belas meninas vão desfilar em carro aberto durante o 28º Passeio Ciclístico de Vale do Sol. A atividade inicia às 13h, na Rua Augusto Emmel.

Candidatas e entidades que representam:

  1. Letícia Pagel

Entidades: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Trombudo, Hospital Beneficente Vale do Sol (HBVS) e Bruna Morsch Confeitaria

  1. Maira Lessing

Entidades: Marcenaria RDM – Móveis e Esquadrias e Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Linha Bernardino

  1. Alessandra Scheidt

Entidades: Auto Viação Vale do Sol e Associação Pró Cultura Vale do Sol

  1. Maria Luiza Emmel Francez

Entidades: Restaurante e Padaria Casarão, Auto Posto Kanitz e Sociedade Cultural e Esportiva Trombudo

  1. Francine Zuse

Entidade: Pista Alto Giro

  1. Giovanna Karnopp

Entidade: Studio de Beleza Iraci Karnopp

  1. Júlia Emmel

Entidades: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Formosa e Diovana Papen Fotografia

  1. Laíssa da Silva

Entidades: Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer, Entidade Esportiva H’Lera e Comércio de Bebidas Kohl

  1. Bianca Rusch

Entidades: Ritzel Materiais de Construção, Posto do Pêda e Mercado Sonnental

  1. Elfrida Gehrke

Entidade: Associação Trilheiros de Vale do Sol

  1. Graziela Tallowitz

Entidade: Comunidade Católica Santa Teresinha do Menino Jesus

  1. Kelli Emmel

Entidades: Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Vale e Movimento de Cursilho de Vale do Sol

  1. Débora Giehl

Entidades: Artes da Tia Dedei e Grupo de Mulheres Fazendo a Diferença

  1. Gabriela dos Santos Soares

Entidades: Loja Poupe Mania e Campo de Futebol 7 Rio Pardense

  1. Daniele Barbosa

Entidades: Comunidade Evangélica Fontoura Gonçalves, Alice no Paraíso das Flores e Peter Pneus