Cooperativas Escolares de Sinimbu participaram do 1º Coonecta CoopEs

O Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, durante a última sexta-feira, dia 26, foi palco do 1º Coonecta CoopEs, encontro de egressos e associados de 19 cooperativas escolares de diversos municípios da região, reuniu cerca de 800 pessoas, entre estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, parceiros e convidados, todos acolhidos pelo presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, senhor Heitor Álvaro Petry e seus colaboradores.

O Programa Cooperativas Escolares, da Fundação Sicredi tem como propósito ampliar as oportunidades de aprendizado, protagonismo e comunicação de crianças e adolescentes por meios dos princípios e valores do cooperativismo. E toda a programação foi idealizada e coordenada com base nesses princípios, tendo nas variadas atividades desse dia, destaque à intercooperação e a possibilidade de ampliar a visão do agir cooperativista.

Um momento bem especial foi a Missão de Intercooperação, praticada sob a coordenação do Movimento de Oportunidades, Vivências e Experiências – Move – grupo constituído por egressos de Cooperativas Escolares, e com profissionais convidados, responsáveis pela abordagem de diferentes temáticas, como agronegócio, criatividade comunicação, inovação, empreendedorismo, inteligência artificial, liderança, carreira e educação ambiental. Os associados foram direcionados para uma dessas estações, ocasião para conhecer mais sobre essas tendências que estarão bem presentes no futuro dessa geração.

De Sinimbu, estiveram presentes no evento a Cooperativa Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, lembrada como a Cooperativa pioneira no Vale do Rio Pardo, fundada em 2016, acompanhada da professora orientadora Francieli Pâmela Henn de Lima, da assessora pedagógica, Lilian Martin e do professor Júnior Goergen; a Cooperativa Gotinha D`Àgua, da EMEF Carlos Boettcher Filho, com o professor orientador Rafael Schultz e do diretor Elisandro Saldanha Jochims e a Cooperativa Green Kops, juntamente com a professora orientadora Mariane Werner Panke e da diretora Anelise Nonenmacher.

Da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, também prestigiaram a programação a secretária Anita Ana Weigel Brandenburg e a coordenadora pedagógica, Fátima Wink Bohnen. A secretária Anita enaltece o 1º Coonecta CoopEs pela vivência de cooperativismo oferecida aos estudantes, “uma aula diferente, que exigiu de cada participante um preparo prévio e coletivo junto a sua cooperativa escolar, que fez com que cada uma das 19 cooperativas participantes pudesse tão bem aproveitar toda a programação desse evento”. A coordenadora Fátima “evidencia também o sorteio de missões de intercooperação que deverão ser realizadas nos próximos meses, o que faz com que a atitude cooperativista se mantenha ativa, um movimento dinâmico capaz de moldar comportamentos, que certamente colaborarão para uma sociedade mais igualitária, humana e transformadora”.