Professores da Emei Criança Feliz iniciam ano letivo na segunda-feira e crianças retornam à creche no dia 5

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu está concluindo os preparativos para o início do ano letivo de 2020. Formações para professores e equipes diretivas marcam o início das atividades nas escolas municipais, antecedendo o retorno das crianças.

Conforme a coordenação pedagógica da Secretaria, na Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz, o retorno dos professores, direção e monitores acontece na próxima semana. Na segunda-feira, dia 3, e na terça, dia 4, eles participam de atividades de formação através do Programa A União faz a Vida, desenvolvido através da Sicredi e organizadas pela direção. No dia 3, acontece também o retorno das serventes, responsáveis pela organização e limpeza da creche. Já as crianças do berçário e do maternal, retornam na quarta-feira, dia 5, no horário normal de funcionamento da Emei.

Nas Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – de Sinimbu, as equipes diretivas, secretários, serventes e estagiários devem retomar as atividades também na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, e, os professores retornam no dia 10 de fevereiro para participarem de reuniões em suas respectivas escolas, organizadas pela equipe diretiva de cada educandário.

No dia 11 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, com início às 8h30, a Secretaria de Educação promove uma formação somente com os professores e equipes diretivas da pré-escola ao 9º ano, durante o dia todo. Na mesma data, a Secretaria irá realizar a entrega oficial dos documentos construídos em 2019: o DOM (Documento Orientador Municipal), Regimento Escolar e os PPPs (Projeto Político Pedagógico) de cada escola, aprovados pela mantenedora.

A programação de atividades continua no dia 12, quando os professores da pré-escola e do 1º, 2º e 3º anos e os assessores pedagógicos participam de uma formação específica, através do Programa a União faz a Vida – Sicredi. Na mesma data, os demais professores realizam atividades em suas escolas.

No dia seguinte, dia 13, será a vez dos professores do 4º ao 9º ano, equipes diretivas e assessores pedagógicos participarem de uma formação específica. Sendo que os demais, novamente realizam atividades em seus educandários.

As atividades em cada escola, organizadas pela equipe diretiva das mesmas, continuam no dia 14 de fevereiro, encerrando as atividades prévias dos professores antes do retorno dos alunos. No dia 17, segunda-feira, os alunos da pré escola e do 1º ao 9º ano retornam para as escolas e iniciam o ano letivo de 2020.

FORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Além das formações dos professores da rede municipal de ensino, o mês de fevereiro marca também a retomada das formações regionais. No dia 10, a coordenadora local, Anita Brandenburg, e a secretária Municipal de Educação, Mariane Panke, participam de uma reunião do Programa União Faz a Vida – Sicredi.

No dia 12, a secretária Mariane também deve participar da primeira reunião do ano, dos Secretários Municipais de Educação e Conselhos Municipais de Educação, acompanhada de representantes do Conselho de Sinimbu. Já no dia 20, acontece a primeira reunião dos coordenadores e orientadores das cooperativas escolares da região.

MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS

A Secretaria de Educação lembra ainda que os pais, que ainda não realizaram a matrícula ou rematrícula de seus filhos, devem agilizar o processo. As escolas municipais já estão atendendo e recebendo a documentação. Vale lembrar que para realizar a matrícula ou rematrícula é necessário que os pais ou responsáveis tenham em mãos os seguintes documentos: Certidão de nascimento/RG e CPF do aluno; Comprovante de residência atualizado: água ou luz (ou uma declaração assinada pelo proprietário do imóvel em que o aluno reside); uma foto 3 x 4; RG e CPF do pai/mãe e/ou responsável legal da criança ou adolescente; Atestado de vacinação, fornecido na Unidade Básica de Saúde, para matrículas novas na Emei Criança Feliz; Educação Infantil Nível A, 1º Ano, 6º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental; Número do cadastro no SUS; Número do NIS, caso receba Bolsa Família; Histórico escolar e Guia de transferência; e Atestado/Declaração médica se pessoa com necessidades especiais.


Fonte : Aline Haag   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *