Secretaria da Saúde define formato de campanha de vacinação contra gripe

Foto: Divulgação/Ass. Com. Prefeitura de Sinimbu

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu definiu nesta quarta-feira (18), o formato da campanha de vacinação contra a gripe para este ano. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira, dia 23, e em Sinimbu ocorrerá de forma limitada por dia. As doses serão aplicadas em locais pré determinados dos Postos de Saúdes e ESFs – Estratégias de Saúde da Família – com objetivo de evitar aglomeração de pessoas dentro das unidades de saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina da influenza é trivalente e oferece proteção aos vírus de influenza H1N1, H3N2 e B. Seu pico de proteção se dá após 2 a 3 semanas após a aplicação. Sobre a campanha desse ano, vale lembrar que a mesma se estende até o dia 22 de maio, tendo como Dia D, o dia 9 de maio. Para evitar aglomerações nos Postos de Saúde e devido a antecipação da vacinação, este ano a campanha ocorrerá por etapas (veja o cronograma abaixo).

Conforme a Secretaria de Saúde de Sinimbu, a vacinação está sendo antecipada pelo Ministério da Saúde e o município receberá as doses de forma fracionada, sendo que os primeiros vacinados serão os profissionais da saúde e os idosos. “As doses da vacina chegarão de forma fracionada em 14 vezes, por isso serão distribuídas diariamente senhas limitadas de manhã e de tarde para evitar a aglomeração. No Posto de Saúde Central, a vacinação de todos os grupos (excluindo as crianças) será realizada na garagem. Portanto, o acesso será totalmente externo para evitar entrada na unidade. As senhas serão entregues em frente a farmácia do posto. A vacinação inicia as 8h30 na parte da manhã, até terminarem as senhas, e a tarde às 14h, até terminarem as senhas”, explica a enfermeira Gésica Busatto, responsável pela campanha em Sinimbu. “Nos outros postos do município, a vacinação funcionará conforme a rotina já instalada, sendo que as demais orientações serão dadas pela equipe no momento que o paciente procurar o serviço”, completa.

Gésica explica ainda que quando chegar a etapa de vacinação das crianças, as mesmas serão vacinadas na Sala de Vacinas, pois precisam registro no sistema próprio. “Porém, as senhas deverão ser retiradas em frente à farmácia da mesma forma com que ocorrerá com os adultos”, detalha. “As vacinas do calendário de rotina não têm nenhuma alteração de fluxo e aplicação, pois elas evitam outras doenças graves que podem deixar sequelas nas crianças não imunizadas. A vacina da influenza pode ser aplicada concomitante com as outras vacinas. Lembramos ainda que no dia 9 de abril não haverá vacinação, pois teremos atendimento somente pela manhã”, lembra a enfermeira.

Segundo o secretário de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu, Plínio Weigel, a população que pertence ao público alvo precisa se imunizar contra a gripe, porém é preciso calma pois não é viável atender todos de vez. “Estamos vivendo uma época em que a aglomeração de pessoas precisa ser evitada ao máximo. Pedimos a compreensão da população. Quem precisa se vacinar deve vir ao Posto, mas precisa respeitar o espaço destinado a essa vacinação. Da mesma forma, reforçamos o pedido para que as pessoas evitem as consultas médicas que não são de extrema urgência”, ressalta Plínio.

ACAMADOS QUE NECESSITEM VACINAÇÃO EM CASA

A Secretaria de Saúde solicita que os familiares de pessoas acamadas, que necessitem da vacinação no domicílio, entrem em contato por telefone até o dia 31/03/2020 evitando a entrada no posto de saúde. O familiar deve ligar para 3708 1165 e passar nome completo, telefone de contato e endereço. A data da vacinação ainda não foi definida, pois depende do recebimento das doses.

Cronograma de vacinação:

A campanha inicia no dia 23/03 e se estende até 22/05, sendo que o público alvo será vacinado de acordo com o cronograma a seguir:

  • Profissionais de saúde e idosos – vacinação a partir de 23/03;
  • Professores e doentes crônicos – vacinação a partir de 16/04;
  • Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas; Adultos de 55 a 59 anos; Portadores de deficiências – vacinação a partir de 09/05.

Obs.: Os doentes crônicos devem comprovar a sua doença apresentando atestado médico ou receita com as medicações de uso contínuo.