Sinimbu recebe auxílio do 7º BIB para abastecimento de água

A estiagem prolongada que está afetando todo o Estado do Rio Grande do Sul, desde o final do ano passado, continua ocasionando perdas aos municípios gaúchos. Em Sinimbu, prejuízos na agricultura estão sendo somado a falta de água. Devido a essa situação, até mesmo o 7º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada – de Santa Cruz do Sul está auxiliando no abastecimento de água potável para as famílias do Município.

Foto: Ass. Com.

De acordo com a prefeita Sandra Backes, desde a semana passada, a equipe do 7º BIB está auxiliando no fornecimento de água potável para famílias residentes em Sinimbu. Além do auxílio do quartel, dois caminhões e uma camioneta da Secretaria Municipal de Obras estão sendo utilizadas para levar água potável para cerca de 230 famílias na região baixa e cerca de 115 famílias na região serrana do município, somando mais de 45 mil litros de água potável fornecida por dia.

Além disso, quatro retroescavadeiras estão sendo utilizadas para a abertura de aguadas em propriedades, serviço esse que está sendo priorizado. Esse trabalho está sendo realizado de forma conjunta pela Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura de Sinimbu. “É preciso agradecer ao 7º BIB pelo auxílio que está dando ao município e também aos servidores públicos que estão empenhados no fornecimento de água potável e abertura de aguadas, trabalhando inclusive feriados e finais de semanas”, ressalta a prefeita Sandra.

De acordo com o secretário responsável pelas pastas, Adilson Meurer, no momento, o município de Sinimbu não está enfrentando o racionamento de água em nenhuma localidade. “Ativamos uma hidráulica na Linha São João e conseguimos acabar com o racionamento de água em Sinimbu Baixo. No momento, os poços artesianos estão suprindo a demanda do município nas localidades em que se encontram”, revela. “Porém, é importante lembrar a população que todos devem continuar economizando água e evitar o desperdício, pois não sabemos até quando os poços artesianos atenderão a demanda e quando irá ocorrer a chuva com volumes significativos. Até lá, precisamos de apoio de toda a população”, frisa Adilson.

Vale lembrar que no dia 6 de janeiro, o Município publicou o Decreto de Situação de Emergência, quando os prejuízos nas safras de culturas e atividades agropecuaristas já ultrapassavam os R$ 35 milhões. Em março, o Governo Federal reconheceu o estado de Situação de Emergência de Sinimbu, através do Diário Oficial da União. Hoje, os prejuízos ocasionados pela estiagem só aumentam.