Comitê Estratégico avalia situação do coronavírus em Sinimbu

Foto: Aline Haag

A prefeita Sandra Backes assinou nesta segunda-feira (11), o Decreto nº 2.617, que reitera a declaração de Estado de Calamidade Pública e dispõe de medidas para enfrentar a disseminação do COVID-19 (novo Coronavírus), em Sinimbu. Através do Decreto, o Município reitera as medidas estipuladas pelo Governo do Estado ao dividir o Rio Grande do Sul em regiões e classificar a região a qual Sinimbu pertence como Bandeira Laranja. O novo Decreto Municipal também leva em consideração a reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11) do Comitê Estratégico formado em Sinimbu para tratar de assuntos relacionados ao COVID-19.

Conforme o novo Decreto, Sinimbu passa a seguir todas as medidas inseridas para a Bandeira Laranja no Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção a disseminação do COVID-19. Além disso, o Decreto Municipal prevê ainda algumas observações, apontadas durante a reunião do Comitê Estratégico.

Conforme prevê o Decreto do Estado, a partir desta segunda-feira (11), o uso de máscaras de proteção, de tecido ou descartáveis, é obrigatório em todo o Estado, tanto nas ruas, como no comércio e no transporte público. Já o Decreto Municipal determina que cada estabelecimento comercial, industrial ou de serviços localizado em Sinimbu deve controlar o seu fluxo de pessoas, tanto dentro do seu estabelecimento como fora dele. Da mesma forma, cultos e missas continuam proibidas em Sinimbu, levando em consideração a capacidade dos templos e a dificuldade de manter o distanciamento das pessoas nesses locais.

A classificação de Bandeira Laranja em toda região pode mudar na próxima semana devido aos índices dos municípios.