Apesar de bandeira vermelha na Região, Sinimbu ainda deve seguir regras da laranja

Crédito: Governo do Estado

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar da 11ª rodada, divulgado nesta sexta-feira (17). Uma das áreas é a Região 28 (R28), encabeçada por Santa Cruz do Sul e que abrange Sinimbu. No entanto, a lista de municípios que atendem aos critérios da chamada Regra 0-0 (sem internações e óbitos por Covid-19), determina seguir protocolos da bandeira laranja (risco médio). A determinação qualifica Sinimbu, que não tem internações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias, além de seguir entre os 55 municípios gaúchos (442 registram ao menos um caso de Coronavírus) que permanecem sem casos da doença (11% do Estado).

Crédito: Portal Sinimbu/Arte/Reproduçao

As informações presentes no levantamento divulgado na noite desta sexta-feira (17) revelam que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de Covid-19 e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (20).

Nove regiões apresentaram piora nos indicadores com relação à semana anterior. Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana saíram da bandeira laranja para a vermelha, juntando-se a Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que já estavam com risco alto.