Sinimbu é destaque no Ranking de Qualidade da Informação Contábil do Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional publicou ontem, dia 1º, pela primeira vez, o Ranking Qualidade da Informação Contábil para os municípios de todo o Brasil. Sinimbu aparece em 29º lugar na classificação nacional, em 16º na classificação estadual e em 1º lugar na classificação micro regional, a frente de cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, por exemplo.

Sinimbu aparece em 1º lugar na classificação micro regional / Crédito: Reprodução

Conforme a contadora da Prefeitura de Sinimbu, Carini Taciani Müller, a boa colocação de Sinimbu no Ranking é resultado do trabalho conjunto do setor de contabilidade e tesouraria, primando sempre pela eficiência da gestão dos recursos, atendendo aos quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Além disso, tem-se sempre o cuidado de entregar as declarações nos prazos legais, atendendo a Lei de Transparência”, completa a contadora.

Município está na 16º na classificação estadual / Crédito: Reprodução

O objetivo do ranking criado pelo Tesouro Nacional é estimular a melhoria da qualidade da informação que os próprios entes subnacionais informam à STN e ao público em geral, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, que é um site aberto e acessível a todos. Para ficar bem posicionado no ranking, o ente deve primeiramente enviar todas as suas declarações no prazo legal e não retificar os dados muitas vezes. Além disso, precisa assegurar-se de que informou corretamente os seus valores nos relatórios, atentando-se principalmente para não publicar valores diferentes para informações que deveriam ser iguais em diferentes relatórios.

Sinimbu está em 29º lugar na classificação nacional / Crédito: Reprodução

Saiba mais

O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi – e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Em 2019, foi publicada a primeira versão do ranking que observou dados estaduais de 2018. Essa versão utilizou verificações consideravelmente simples e os dados da Declaração de Contas Anuais (DCA), do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) do 6º Bimestre e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 3º quadrimestre. Para o ranking de 2020, que analisa os dados de 2019, foram introduzidas várias inovações, como a criação de novas verificações mais complexas, a inclusão da Dimensão I e a introdução do Ranking Municipal. As bases de dados foram extraídas no dia 03/06/2020 e considerou as declarações homologadas até o dia 02/06/2020. Além dessa versão, ainda será disponibilizado um painel online do ranking que será atualizado diariamente e refletirá eventuais correções que forem efetuadas nas declarações.