Alunos das Emefs Carlos Boettcher Filho e Guararapes se formam no Proerd

O pavilhão da Comunidade Evangélica de Rio Pequeno sediou na manhã desta quinta-feira, a formatura dos alunos do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – desenvolvido pela Brigada Militar nas Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, e Guararapes, da Linha Almeida. A formatura contou com a presença de autoridades, pais dos alunos e o mascote do programa.

As aulas do Proerd foram ministradas pela soldado Mariele Carvalho da Brigada Militar de Sinimbu aos alunos do 5º ano da Emef Carlos Boettcher Filho, acompanhados pela professora Susane Jaeger, e aos alunos do 4º e 5º ano (turma multisseriada) da Emef Guararapes, acompanhados da professora Lilian Carvalho. Durante a formatura, além de cantarem o hino do programa, os estudantes realizaram o juramento do Proerd, assumindo o compromisso em permanecer longe das drogas e da violência. Além disso, foi realizada a premiação com medalhas da melhor redação ou desenho de cada escola. Cristiane Conrad, aluna da Emef Carlos Boettcher Filho, e Poliana Feustler, da Guararapes foram as premiadas.

Durante a formatura, o Comandante da Brigada Militar de Sinimbu, Gilberto Machado da Rosa, destacou a presença dos pais no evento e agradeceu o apoio do Poder Executivo na realização do Proerd nas escolas. “Quando a gente aprende algo, temos o dever de seguir e cumprir este ensinamento em nossa vida”, frisou Gilberto dirigindo-se aos alunos e pedindo para que os mesmos guardem e sigam os ensinamentos do Proerd ao longo da vida.

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Rafael Schultz, destacou o diálogo da Brigada Militar com a comunidade e que os alunos e jovens de hoje são a possibilidade de um mundo melhor no futuro. A prefeita Sandra Backes disse que todos são responsáveis por suas ações e pelo bem de todos os amigos e familiares. “Vamos acreditar em um mundo melhor. Hoje vocês são crianças, pré-adolescentes construindo uma vida. Vocês são o nosso futuro e também o nosso presente. Tudo que decidimos hoje, reflete no restante de nossas vidas. Não esqueçam nunca do juramento que hoje aqui fizeram”, frisou a prefeita.

Também estiveram presentes na formatura a diretora da Emef Carlos Boettcher Filho Ingrid Waechter Kanitz; a vereadora Kelli Sackser e o presidente do Comdica Paulo Kist. Amanhã, dia 10, acontece a formatura do Proerd dos alunos da Emef Nossa Senhora de Fátima em Pinhal Santo Antônio. Vale lembrar que as camisetas usadas pelos formandos do Proerd foram patrocinadas pelo Comdica de Sinimbu com recursos destinados pela população através do Importo de Renda.