Concurso de leitura em Língua Alemã premia alunas da Emef Nossa Senhora da Glória

No turno inverso escolar, sob coordenação da professora Anneliese Strohm, as alunas Agnes Emanuelly Leonhardt da Costa e Lavínia Ertel Tavares estudam a Língua Alemã na Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória. Recentemente, entre os dias 22 de setembro e 30 de novembro, participaram do “Vorlesewettbewerb”, o Concurso de Leitura em Língua Alemã 2021 e foram premiadas por sua participação.

Agnes Emanuelly Leonhardt da Costa e Lavínia Ertel Tavares foram premiadas no Vorlesewettbewerb / Crédito: Divulgação

A professora conta que ambas foram premiadas na etapa regional, sendo que Agnes conquistou o 1º lugar no nível A1 – Ensino Médio e Lavínia o 3º lugar no nível A1 – Ensino Fundamental. Após a conquista do 1º lugar, Agnes disputou a etapa estadual e conquistou o 2º lugar. “É importante destacar que elas concorreram com outros estudantes de Escolas Municipais e Particulares. Além da Agnes e da Lavínia, quem também participou do concurso de leitura foi a aluna Laura Maria Weiss da Emef Carlos Boettcher Filho”, conta Anneliese.

Agnes conquistou o 1º lugar na etapa regional e o 2º lugar na etapa estadual / Crédito: Divulgação

A educadora ressalta que tanto para ela, como para a escola e o Município, é uma alegria poder compartilhar essas conquistas com a comunidade. “São conquistas dos alunos que vão além das paredes da escola, pois já os prepara para o futuro e o mercado de trabalho. O grande diferencial destas alunas vai ser o domínio de mais um idioma”, explica Anneliese. “Como a língua alemã é uma atividade extra, é muito importante que o aluno se dedique a isso. Essa atividade é ofertada aos estudantes. Aqueles que se interessam, com certeza fazem grande proveito desse aprendizado. Também é importante ressaltar e agradecer o apoio e suporte recebido das direções das escolas Glória e Carlos Boettcher. Esse apoio é fundamental para a realização das aulas de Língua Alemã”, completa a professora.

Para as alunas, aprender mais um idioma, no caso o alemão, é sinônimo de mais oportunidades. “Para mim o alemão é algo muito importante, pois me ajudará a abrir portas para conhecer futuramente novos países, especialmente viajar para a Europa. Também é fundamental para conseguir melhor colocação no mercado de trabalho”, detalha Lavínia. “A importância de aprender o alemão é o quanto isso abre outros caminhos mais tarde, fora todas as experiências e aprendizados que tive em sala de aula que me marcaram muito. Me dediquei ao máximo ao concurso de leitura e mesmo depois de ler e reler os textos diversas vezes, isso não me esgotava, pois a alegria de estar lendo bem outro idioma era tanta que não havia cansaço. Só tenho a agradecer a professora Anneliese. A gente consegue perceber quando o professor tem prazer e paixão por aquilo que ensina, e nela isso é notável. Iniciei o alemão no Glória no sétimo ano, e desde lá aprendi tanto, inclusive, a amar o alemão. Espero que outros alunos tenham essa oportunidade, pois aprender outro idioma só traz benefícios”, frisa Agnes.

Lavínia foi premiada com o 3º lugar na etapa regional / Crédito: Divulgação

O secretário de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Rafael Schultz, ressalta que cultivar a Língua Alemã não é só uma questão cultural. “É muito importante o aluno ter o conhecimento de mais uma língua, além do inglês que já é oferecido na grade curricular. E oferecer a Língua Alemã em Sinimbu é possível graças a parceria que o Município tem com o Instituto Goethe de Porto Alegre que nos auxilia com materiais para este ensino, a Associação Rio Grandense dos Professores de Alemão que dão suporte para estes concursos e o empenho dos professores que estão envolvidos nessa atividade. Parabenizo as alunas premiadas e todos os demais que se dedicam a aprender este idioma”, finaliza Rafael.