Sinimbu inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe e contra o Sarampo

Sinimbu inicia na segunda-feira, duas campanhas de vacinação. Serão realizadas, simultaneamente, em todo o Estado a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que será destinada à população de grupos prioritários, e a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será dividida em duas etapas. A primeira delas acontece entre os dias 4 e 30 de abril e será destinada aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda etapa acontecerá de 30 de abril até 3 de junho e terá como público alvo Crianças na faixa etária maiores de 6 meses e menores de 5 anos; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da Educação; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo e Trabalhadores portuários; Forças de segurança e salvamento e forças Armadas; Funcionários do sistema prisional; e População privada de liberdade.

Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem o objetivo de vacinar todas as crianças na faixa etária maiores de 6 meses e menores de 5 anos com uma dose extra de vacina Tríplice Viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola. Os trabalhadores de saúde também deverão colocar em dia sua carteirinha de vacinas contra o Sarampo.

As campanhas de vacina acontecerão em todas as unidades de saúde do Município, tendo vacinas disponíveis em todos os postos. O município estará com todos os Postos de Saúde abertos no sábado dia 30 de abril das 8 horas às 12 horas para o dia de mobilização nacional.

Saiba mais:

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de vacinar as crianças.

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários. A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.