UTC Brasil será parceira do Município de Sinimbu no programa Berço das Águas

Foi assinado na tarde desta quinta-feira, durante o 1º Seminário Ambiental, realizado durante a Semana do Meio Ambiente, o Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Sinimbu, Emater e UTC Brasil. Com a assinatura do documento, a empresa passa a ser parceira do Município nas ações de preservação de nascentes do programa Berço das Águas.

Crédito: Aline Haag

A parceria foi firmada entre o Município de Sinimbu, através da prefeita Sandra Backes, e gerente de produção da UTC Brasil Elton Jacobs e o supervisor de sustentabilidade da empresa Rafael Lacerda da Silva. Conforme os representantes da UTC, o objetivo da parceria é contribuir com o projeto, estimulando a saúde dos produtores rurais, e difundir a boa prática em outras regiões de atuação da empresa.

O secretário de Agricultura, Félix Weis, aproveitou para agradecer a parceria da UTC Brasil com o Município de Sinimbu. “A UTC já é parceira de Sinimbu através da Unidade de Referência Técnica implantada na propriedade de Charles Waechter em Rio Pequeno. Agora, com a assinatura do Termo de Colaboração do programa Berço das Águas, essa parceria irá se consolidar ainda mais. Agradecemos o interesse da empresa e ressaltamos que quem ganha com esta parceria, são as nossas famílias que residem no interior e são abastecidas por fontes naturais”, revela Félix.

A prefeita Sandra ressaltou que o programa Berço das Águas é sinônimo de saúde e qualidade de vida. “Este projeto é uma política pública desenvolvida em parceria com a Emater que visa garantir o abastecimento de água nas propriedades através das fontes naturais, bem como garantir a saúde das pessoas beneficiadas. As pessoas precisam entender que recuperar uma nascente e preservar ela é cuidar da saúde de todos que consomem a água produzida por ela. A parceria com a UTC Brasil com certeza irá ampliar o número de famílias beneficiadas e oportunizar mais participações no programa”, destaca.

Sandra frisou ainda a importância desse projeto para os períodos de estiagem, uma vez que fontes recuperadas e bem cuidadas resistem ao período de seca por mais tempo. “Além da recuperação e da proteção das nascentes, é importante a população planejar a instalação de cisternas para a captação de água da chuva. O armazenamento dessa água, que pode ser utilizada na limpeza e para molhar plantas, por exemplo, representa economia de água da rede pública, bem como a garantia de um abastecimento mais eficaz, uma vez que as fontes naturais do Município também reduzem sua vasão em períodos de estiagem”, completa a prefeita.

AINDA NO SEMINÁRIO

Além da assinatura do documento, o Seminário Ambiental contou com a apresentação do programa Berço das Águas e sistema MapsBiomas e uma palestra técnica sobre licenciamento ambiental com Juarez Iensen Pedroso Filho, Engenheiro Florestal da Afubra.

Sobre o Berço das Águas

O programa Berço das Águas apresenta uma proposta que visa promover o uso sustentável da água e do solo, a partir da preservação destes recursos através de técnicas e ações conservacionistas tais como: preservação e recuperação de matas ciliares; proteção e recuperação de nascentes; recuperação e proteção do solo com uso de plantas e; demarcação e implantação de terraços e/ou curvas de níveis.

A Emater, juntamente com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Saúde e Bem Estar Social e Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, fazem num primeiro momento visitas para realização de um diagnóstico da situação atual e coleta da água para análise. Após, ocorre a execução das ações de proteção da água e do solo.

Parte do recurso utilizado na compra dos materiais usados para a realização dessas ações é reembolsado em 60% pela Prefeitura Municipal. Hoje, o valor máximo de reembolso é de R$ 600,00, porém um Projeto de lei já está tramitando na Câmara de Vereadores para ampliar esse teto para R$ 750,00, por família beneficiada. Após a conclusão das ações são realizadas novamente análises da água para verificação da melhoria da sua qualidade.

Desde a implantação do programa, em 2019, mais de 40 nascentes já foram recuperadas, beneficiando mais de 60 famílias.